Mont’Alverne Frota é o mais novo cidadão maranhense

Advogado, economista e escritor Francisco Marialva Mont'Alverne é homenageado por seus valorosos trabalhos desenvolvidos há quatro décadas no Maranhão.

Jacqueline Heluy
Agência Assembleia
02/12/2010 00h00 - Atualizado em 02/12/2010 15h53

Mont’Alverne Frota é o mais novo cidadão maranhense

Em sessão solene nesta quinta-feira (2), a Assembleia Legislativa concedeu título de Cidadão Maranhense ao advogado, economista e escritor Francisco Marialva Mont'Alverne, em reconhecimento aos honrosos trabalhos por ele desenvolvidos em prol do Maranhão. A solenidade, solicitada pelo deputado Joaquim Haickel (PMDB), foi presidida pelo deputado Marcelo Tavares (PSB). Em discurso de saudação, Joaquim Haickel descreveu a personalidade do homenageado a partir do seu próprio nome, muito bem definido pelo escritor maranhense Jomar Moraes, “cujo extenso e eufônico nome é um verso alexandrino perfeito, marcado pela cesura que o divide em dois corretos hemistíquios”. Joaquim Haickel também fez um resgate histórico da vida de Mont’Alverne desde as suas origens em Sobral (CE), passando por sua graduação em Direito na Universidade Federal do Ceará, em 1966, até chegar à sua trajetória no Maranhão, onde já mora há 40 anos, tornando-se cidadão ludovicense em 20 de março de 2002. “Aqui trabalha, aqui se casou, constituiu família, tornou-se professor universitário, escreveu nos jornais, publicou livros, tornou-se membro efetivo da Academia Maranhense de Letras e agora recebe o honroso título de Cidadão Maranhense outorgado por essa Assembleia Legislativa”, destacou Joaquim. Joaquim destacou fatos culminantes e exemplares da vida de Mont’Alverne, sendo um deles a doação de 1.100 exemplares dos livros que acumulou durante a sua vida à Biblioteca da Academia da Polícia Militar Gonçalves Dias. Outras peculiaridades da vida de Mont’Alverne também foram lembradas pelo parlamentar, das quais um problema de saúde que o levou a ser submetido a uma cirurgia no pulmão. “Eis a vida do novo Cidadão Maranhense, dedicada às letras, à organização jurídico-administrativa do Porto do Itaqui e à nobre causa da educação superior em nosso estado. Para mim, é motivo de justo contentamento ter proposto o Projeto de Resolução Legislativa que concede a você o título de Cidadão Maranhense, reconhecendo, assim, a sua dedicação à cultura, ao desenvolvimento econômico e à educação do Maranhão”, afirmou Joaquim Haickel. Em seus agradecimentos, Monta’Alverne Frota disse estar tomado por uma imensa paz por cumprir mais uma etapa do seu destino, o de ser maranhense. “Sinto que há, como agora, uma perfeita convergência entre a maré montante de meus sonhos e a tessitura dos fios do destino da minha vida. Não há local mais honroso para mim que este anfiteatro, ágora das decisões do povo maranhense”, enfatizou ele. Mont’Alverne agradeceu ao deputado Joaquim Hackel, seu confrade da Academia Maranhense de Letras, pelo gesto que o deixou orgulhoso, ampliando os agradecimentos a todos os deputados que aprovaram a concessão do Título de Cidadão Maranhense. “Com inabalável devoção ao Maranhão, terra que escolhi porque quis, para amá-la e servi-la, sem dela me servir”. A sessão solene contou com a presença de várias autoridades, dentre as quais o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão Pires, representando o prefeito municipal João Castelo; o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino salgado; o promotor de Justiça Márcio Thadeu, o juiz Manoel Aureliano; o desembargador federal Alberto José Tavares Vieira da Silva; os desembargadores Lourival Serejo e Milson Coutinho; o presidente da Academia Maranhense de Letras em exercício, escritor e jornalista Benedito Buzar; o professor Gustavo Costa, vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, parlamentares familiares e amigos do homenageado.

+ NOTÍCIAS