.

Casa de Acolhimento do Socorrão II será tema do Programa Fala Mulher

icone-whatsapp
Nice Moraes/Agência Assembleia
01/09/2017

Casa de Acolhimento do Socorrão II será tema do Programa Fala Mulher

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, através da Procuradoria da Mulher, que é presidida pela deputada Valéria Macêdo (PDT), está buscando dar o suporte e o apoio às ações da  sociedade civil organizada no sentido de apoiar a  mulher, principalmente, as vítimas de violência.

Dando continuidade a esse trabalho, a deputada participou ontem, 29, da gravação do Programa Fala Mulher –  apresentado pela jornalista Elda Borges – que também contou com as participações da assistente social e diretora da Casa da Acolhida Nossa Senhora das Graças, Tânia Bogeia e de Sílvia Leite, também assistente social do Hospital Socorrão II, localizado na Cidade Operária.

A Casa abriga mulheres que vêm do interior do Estado acompanhando parentes que são internados no Socorrão II e que não têm condições financeiras para pagar um local para ficar.

O Fala Mulher - que está na 5ª edição e que será veiculado pela TV Assembleia na próxima terça-feira, dia 5 – vai abordar o tema “A importância do Serviço da Rede de Proteção à Mulher em situação de vulnerabilidade.  A Casa da Acolhida é parte integrante do Instituto Humanidade e Solidariedade – HUMASOL.

“A Procuradoria trouxe hoje aqui o Programa Fala Mulher para verificar in loco como é feito esse acolhimento; como está sendo feito esse trabalho no Socorrão II - que é um trabalho muito positivo – e, o que nós queremos aqui é mostrar a todo Maranhão e a outros estados que assistem à TV Assembleia, para que exemplos como esse possa ser multiplicado em todas as cidades. Acredito que através dessas ações podemos ajudar as mulheres do nosso Estado e combater a violência contra a mulher”, afirmou Valéria Macêdo.

Valéria Macêdo elogiou o trabalho realizado pela Casa da Acolhida Nossa senhora das Graças, principalmente por que as de mulheres que estão acompanhando os seus doentes e não têm onde ficar, recebem todo apoio durante todo o tempo que o paciente ficar internado no Socorrão II. “Essas mulheres podem ficar nas ruas e serem vítimas, inclusive, de abuso, de violência e também de pegar doenças, porque é um ambiente hospitalar, e muitas das vezes, elas têm que dormir no chão. Então, essa Casa vem dar esse suporte a essa mulher que normalmente está em situação de vulnerabilidade, em situação que precisa do apoio dessa gente”,

Empoderamento

A deputada enfatizou que a Procuradoria visa reforçar todos os programas que vem de encontro com dados de violência contra a mulher e também o que vem de encontro ao empoderamento – o apoio às mulheres, na busca dos seus direitos; combater de forma mais firme qualquer tipo de discriminação e violência contra a mulher.

“A Procuradoria vem nesse sentido: dar esse apoio a essa mulher; ser mais uma voz da mulher; falar dessas ações que são positivas na Assembleia; apresentar projetos e buscar divulgar essas experiências positivas no combate à violência contra a mulher e também, as ações como essas: de solidariedade, de humanização de atendimento às mulheres que estão expostas a todos os tipos de vulnerabilidades”, acentuou ela.



MAIS NOTÍCIAS

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3798

TV Assembleia