.

Valéria Macedo participa da implantação da Procuradoria da Mulher em Ribamar Fiquene e Pedreiras

Agência Assembleia
08/01/2019

A procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Valéria Macedo (PDT), participou da solenidade de implantação da Procuradoria da Mulher nos Legislativos dos municípios de Ribamar Fiquene e Pedreiras.

A Câmara de Vereadores do município de Ribamar Fiquene foi a primeira do Maranhão a implantar a Procuradoria da Mulher. Mesmo sem registro preciso de casos de feminicídio e abusos contra mulher, o município passou a contar com um suporte maior para amparar as vítimas dessa violência. Na ocasião, tomou posse no cargo de Procuradora da Mulher do Legislativo Municipal a vereadora Gizele Monteiro.

Além da deputada Valéria Macedo, o evento contou com a presença do prefeito Edilomar Miranda, vereadores, autoridades municipais, representantes de vários segmentos sociais e populares.

Formada por nove vereadores, a Câmara Municipal de Ribamar Fiquene tem mais de 30 por cento de representatividade feminina. São três mulheres no parlamento municipal.

Para a implantação da Procuradoria, a Câmara Municipal contou com o apoio incondicional da deputada Valéria Macedo e do prefeito Edilomar Miranda.

Durante a solenidade de posse, o prefeito disse que a Procuradoria da Mulher do Legislativo Municipal de Ribamar Fiquene servirá para fortalecer a luta das mulheres não apenas no município, mas, em todo o Maranhão.

A Procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa, deputada Valéria Macêdo, também fez questão de ressaltar a importância da Procuradoria para a o fortalecimento da luta das mulheres. Ela agradeceu ao prefeito Edilomar todo o apoio que o Município deu ao projeto de implantação  e disse que se sentiu muito honrada em participar desta parceria.

POSSE EM PEDREIRAS

A segunda cidade a implantar a Procuradoria da Mulher no Legislativo foi Pedreiras. Com mais de 40 mil habitantes, a cidade segue a mesma tendência do estado e do país no crescimento dos índices de violência contra a mulher.

A exemplo de Ribamar Fiquene, todos os vereadores de Pedreiras também se envolveram no processo de criação do órgão, embora a representatividade feminina na Câmara seja bem menor do que no primeiro município.

A Procuradora da Mulher no Legislativo da cidade de Pedreiras é a vereadora Ceiça Feitos, que tomou posse em uma sessão especial na Câmara, com a presença da quase totalidade dos vereadores, da Secretária da Mulher do Município, várias autoridades e da procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa, deputada Valéria Macedo.

Para Ceiça Feitosa, o fato de ser a única representante feminina no parlamento não compromete em nada os trabalhos que serão desenvolvidos pela Procuradoria, por conta das parcerias que serão feitas com todos os órgãos já envolvidos na defesa das mulheres que sofrem violência e o apoio dos colegas dentro do plenário.