20/04/2021 18h22

Aprovado PL de Yglésio que altera data da “Semana do Lixo Zero” no Maranhão

Assecom / Deputado Yglésio

icone-whatsapp
Elias Auê
Aprovado PL de Yglésio que altera data da “Semana do Lixo Zero” no Maranhão
Deputado Yglésio é autor do projeto que altera "Semana do Lixo Zero" no Maranhão

A “Semana do Lixo Zero” no Maranhão, que ocorre atualmente na primeira semana do mês de junho, passará a ser do dia 23 de outubro a 1º de novembro. Essa alteração poderá ser feita pelo Projeto de Lei nº 047/2021, do deputado estadual Yglésio Moyses (PROS). A matéria foi aprovada na manhã desta terça (20), durante a sessão plenária remota, e aguarda sanção governamental.

De acordo com o PL, a proposta de alteração da Lei Ordinária Estadual 11.136, de 22 de outubro de 2019, que instituiu o evento no calendário maranhense, se justifica destacando que vai adequar o calendário estadual ao nacional.

A Semana Lixo Zero acontece todos os anos em diversos países e no Brasil ela é destaque pela sua dimensão e impacto positivo que causa na sociedade. A ideia é mobilizar o máximo possível de organizações e pessoas para, durante uma semana, propor discussões e transformações reais na maneira como as pessoas lidam com os resíduos.

Ainda segundo o projeto, por meio do alinhamento entre os calendários estadual e nacional, haverá uma maior efetividade na redução do lixo no período destacado, fortalecimento da saúde e, principalmente, no cuidado e proteção ao meio ambiente.

Reutilização

A Lei nº 11.136, de 22 de outubro de 2019, que instituiu a Semana do Lixo Zero no Maranhão e estimula vários setores, visa fomentar a economia solidária e a inclusão social; proporciona soluções para redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de resíduos sólidos; promover ações educativas e de conscientização sobre a temática; e incentivar o consumo consciente.

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA