11/05/2021 15h52

Aprovado projeto de Arnaldo Melo que institui a Semana Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Agência Assembleia
Aprovado projeto de Arnaldo Melo que institui a Semana Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos
O deputado Arnaldo Melo frisou que a doação de órgãos é um ato de consciência e amor ao próximo

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária híbrida desta terça-feira (11), o Projeto de Lei Ordinária 130/2019, de autoria do deputado Arnaldo Melo (MDB), que institui a Semana Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos no Estado do Maranhão, a ser realizada, anualmente, no período de 24 a 30 de setembro, passando a integrar o calendário oficial do Estado.

O deputado Arnaldo Melo, que é médico, esclareceu que a doação de órgãos é um ato de consciência e amor ao próximo, pois, todos os anos, milhares de vidas são salvas por meio desse gesto. 

“De acordo com a Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos, a ADOTE, mais de 30% das pessoas que esperam por um transplante de coração, por exemplo, morrem na lista de espera”, ressaltou o parlamentar.

Arnaldo Melo também esclareceu que o transplante de órgãos pode ser feito por doadores vivos ou mortos e que, atualmente, mais de 80% dos transplantes são realizados com sucesso.

 “Qualquer pessoa pode ser doadora de órgãos e nenhuma religião é contra a doação. Basta apenas ser maior de 18 anos, ter condições adequadas de saúde e ser avaliada por um médico para realização dos exames”, destacou.

Conscientização

Ainda segundo o autor do PL, a Semana Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos visa conscientizar as pessoas sobre o tema e, assim, ajudar a salvar vidas. 

Em sua justificativa, Arnaldo destaca dados que apontam o Brasil como o segundo país em número de transplantes do mundo. Segundo ele, no primeiro semestre de 2018, foram realizados quase 13 mil transplantes. Em junho do mesmo ano, por exemplo, pelo menos 33 mil pessoas aguardavam na lista de espera por um órgão.

“Diante do exposto, tendo em vista que a conscientização sobre o tema é capaz de aumentar o número de doadores, faz-se necessária a criação da Semana Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos e sua inclusão no calendário oficial do Estado do Maranhão”, observou o parlamentar.
  



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA