12/05/2021 19h14

César Pires volta a cobrar informações sobre uso de recursos do Fumacop

Assecom / César Pires

icone-whatsapp
Divulgação
César Pires volta a cobrar informações sobre uso de recursos do Fumacop
César Pires solicitou informações sobre destino de recursos de fundo ao Governo do Estado

Na sessão plenária desta quarta-feira (12), o deputado César Pires (PV) questionou o destino dado a cerca de R$ 700 milhões do Fundo Maranhense de Combate à Pobreza (Fumacop), arrecadados em 2020. Para o parlamentar, "falta transparência à gestão estadual e as informações repassadas tentam dificultar a fiscalização dos atos do Executivo".

“Com tantos recursos do Fumacop, a expectativa é que o governo venha reverter a pobreza no Maranhão, pois esse fundo foi criado com esse objetivo. Só que essa pobreza no Maranhão de 2015 para cá vem aumentando e não conseguimos sequer informações transparentes sobre como estão sendo gastos os milhões do Fumacop”, enfatizou César Pires. 

O deputado citou a resposta da secretária de Planejamento, Cinthia Mota, ao seu pedido de informações. “Ela citou fomento à pesquisa e à produção agrícola; qualificação profissional, gestão de programas, fomento à pesca, uma série de atividades, sem informar quanto e onde foram aplicados os recursos, numa total falta de responsabilidade com a transparência”, enfatizou César Pires.

Site

O parlamentar acrescentou que, em busca das informações da arrecadação do Fumacop, encontrou no site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) os valores arrecadados do Fumacop que, somente este ano, somam mais de R$ 247 milhões, segundo ele.

“Milhões gastos e o resultado é pífio, porque a pobreza só aumentou de 2015 até hoje. Enquanto isso, milhões são gastos em mídia enganosa, para o governo mostrar obras que se arrastam por anos – como a do Araçagi e a MA-006 - e não resolvem os problemas da população”, destacou.

Citando as Catilinárias de Cícero, que ele considera um dos maiores oradores da antiguidade, César Pires leu a frase “Até quando, oh Catilina, abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo ainda hás de zombar de nós tua loucura? A que extremo há de se precipitar a sua audácia sem freio?”.

E acrescentou: "No caso do Maranhão, Catilina poderia ser substituída pelo governador, por sua forma de tratar os maranhenses e os parlamentares. Não é possível permanecer com a ausência de atitudes corretas, de permitir que o governo se aproprie da fragilidade da oposição para continuar sem dar as respostas que deve à população. Continuaremos cobrando o combate à pobreza e transparência nos gastos dos recursos públicos”, finalizou.



+ Notícias
banner-ouvidoria
banner-whatsapp

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3000 | 3269-3001

AGÊNCIA ALEMA