09/06/2021 16h08

Aprovado projeto que reconhece fibromiálgicos como pessoas com deficiência

Assecom - Dep. Yglésio Moises

icone-whatsapp
Divulgação
Aprovado projeto que reconhece fibromiálgicos como pessoas com deficiência
Yglésio destacou que o foco do projeto é garantir uma condição de vida mais favorável aos portadores da doença

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (9), o Projeto de Lei 016/2020, de autoria do deputado Yglésio Moyses (PROS), que reconhece os portadores de fibromialgia como pessoas com deficiência, no Maranhão. O projeto, aprovado em dois turnos, seguirá à sanção governamental.

Com a aprovação do texto, as pessoas portadoras de fibromialgia terão os mesmos direitos assegurados àquelas com deficiência, a exemplo do acesso a vagas específicas nos estacionamentos, atendimento prioritário em agências bancárias, supermercados, unidades de saúde, além de outros direitos previstos na legislação.

Foco

O deputado destacou que o foco do projeto é garantir uma condição de vida mais favorável aos portadores da doença, proporcionando o fluxo mais rápido delas no dia a dia.

“Nós ficamos felizes com a aprovação desse projeto porque representa o nosso foco, que é o de garantir que as pessoas com fibromialgia tenham uma vida melhor por meio do atendimento prioritário nos estabelecimentos, por exemplo. Facilitar a vida de quem convive com a dor acaba sendo de extrema importância, pois ajudamos a proporcionar dignidade a essas pessoas, construindo uma sociedade que retira barreiras, favorecendo um caminho menos difícil a todos”, afirmou.

A vice-presidente nacional da Associação Brasileira dos Fibromiálgicos, Simone Eli Bombardi, comemorou a aprovação do projeto que, segundo ela, é pioneiro no Brasil e representa um grande avanço para os portadores da doença.

“A aprovação do projeto do deputado representa mais uma vitória para nós, que lutamos diariamente por melhores condições de vida e dignidade na sociedade em que vivemos. Ainda precisamos que as pessoas tenham compreensão com os portadores de fibromialgia, pois é uma doença crônica e que não tem cura. Esse projeto é um ícone no Brasil e o deputado Yglésio é o pioneiro ao tomar essa iniciativa!”, disse Simone Bombardi.

Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença crônica que acomete cerca de sete milhões de pessoas no Brasil e que não possui cura. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, sete em cada 10 pessoas com fibromialgia são mulheres, pessoas que têm uma queda considerável em sua qualidade de vida por conta da doença, que é caracterizada pela dor intensa, fadiga, sono não reparador (a pessoa dorme, mas acorda cansada) e outros sintomas.

Uma das principais dificuldades relatadas pelas pessoas com esse problema é exatamente a falta de compreensão da sociedade em relação à condição deles, sendo alvos de críticas e preconceito.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA