23/03/2023 08h03

Em Brasília, Carlos Lula destaca experiências exitosas do Maranhão na área da saúde durante palestra

Assecom/Dep. Carlos Lula
Carlos Lula durante palestra no evento “Desafios do Setor Saúde: Reformas, Regulação e Competitividade”

O deputado estadual Carlos Lula (PSB), ex-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), participou, nesta quarta-feira (22), do evento “Desafios do Setor Saúde: Reformas, Regulação e Competitividade”. O encontro realizado pela Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), maior conglomerado de saúde privada do país, acontece em Brasília.

No evento, que reúne autoridades em saúde do Brasil, o parlamentar participou como convidado do painel “Parcerias público-privadas para alavancar o acesso à saúde”. Carlos Lula apresentou a experiência exitosa do Maranhão durante a sua gestão de quase sete anos à frente da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“É uma honra poder falar sobre o que fizemos no Maranhão. Quando falamos da parceria público-privada, não estamos falando apenas do sentido restrito das PPPs, mas também sobre a possibilidade de sempre haver parcerias entre o setor público e o setor privado para alavancar os serviços de saúde”, disse o deputado.

Carlos Lula complementou: “Saúde é política de Estado e não política de governo, por isso ela precisa ter continuidade. E é essa continuidade que fez com que, no Maranhão, as organizações sociais continuassem funcionando muito bem, além da contratação de serviços privados que tinham partes ociosas e que acabaram ajudando a diminuir a fila no setor público”, compartilhou.

Ao longo da sua gestão à frente da SES, Carlos Lula revolucionou a saúde no Maranhão com várias ações em benefício dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entre elas, o contrato com o Hospital São Domingos para a realização de procedimentos de radioterapia e cirurgias especializadas, além do convênio com o Centro Integrado de Tratamento Oncológico (Orocadium), clínica particular especializada em radioterapia em Imperatriz. Atendimentos voltados para usuários do SUS, que fizeram com que a fila para a realização de radioterapia fosse zerada na época.

Evidência

O tema Parceria Público-Privada (PPP) ganhou maior evidência em razão do projeto do Ministério da Saúde de zerar as filas de procedimentos dos usuários do SUS através da rede privada em saúde.

“Esse é um debate muito bom para ampliarmos o nosso escopo. Gostei bastante das experiências trazidas pelo deputado Carlos Lula relacionadas à saúde pública no Maranhão. A parceria público-privada tem que deixar de ser um tabu, pois já vimos que funcionou no Maranhão, na Bahia e em São Paulo”, destacou a deputada federal Adriana Ventura (Novo).

O painel foi presidido pela Diretora de Relações Institucionais no SindHosp, Tacyra Valois. O evento prossegue nesta quinta-feira (23), reunindo acadêmicos, autoridades e lideranças do setor saúde do Brasil, que também estão discutindo sobre outros temas importantes, como as reformas tributária e trabalhista, os pisos salariais na saúde, além de um painel voltado para as lideranças femininas na saúde.

Assecom/Dep. Carlos Lula
Deputado Carlos Lula com participantes do painel “Parcerias público-privadas para alavancar o acesso à saúde”

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA