Médica indígena Concimar Okitidi fala de conquistas e desafios dos povos originários no ‘Toda Mulher'

Para a médica, um dos grandes desafios da população indígena continua sendo a demarcação das terras, o acesso às políticas públicas de saúde e educação

Agência Assembleia
24/04/2024 18h13 - Atualizado em 24/04/2024 18h37

Jornalista Márcia Carvalho conversa com a médica indígena Concimar Okitidi Sompré, no programa 'Toda Mulher' | Biaman Prado

O programa ‘Toda Mulher’, exibido nesta quarta-feira (24), trouxe como tema as lutas e conquistas dos povos originários. Para falar sobre o assunto, a convidada foi Concimar Okitidi Sompré, primeira paraense indígena formada em medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e que trabalha no Maranhão.

Na ocasião, a médica falou sobre os desafios na carreira, a importância da representatividade indígena, as dificuldades impostas pela sociedade às mulheres indígenas, bem como as conquistas nos campos social, educacional e político dos povos originários.

“A noção de coletividade é o que nos une, nos organizamos assim. Hoje temos uma ministra, a Sônia Guajajara, que veio das bases, das comunidades. A criança, quando nasce, é da coletividade, da aldei, e nós mulheres temos um protagonismo que em nosso meio é normal, mas que para a sociedade não indígena não é”, observa Okitidi Sompré.

Para a médica, um dos grandes desafios da população indígena continua sendo a demarcação das terras, o acesso às políticas públicas de saúde e educação, entre outros. Sobre sua escolha em cursar medicina, ela diz que foi uma afinidade.

“Antes os indígenas só cursavam até o quarto ano porque era o que nos ofereciam, não havia a preocupação com a nossa formação. Hoje, com o olhar deste governo, que vê a educação como um direito de todos, surgiu o processo seletivo espacial para povos indígenas, abraçado pela UFPA e no qual eu ingressei para cursar medicina, concorrendo apenas com indígenas”, explicou a médica.

Okitidi Sompré falou ainda sobre ser referência para outras meninas indígenas, mudanças de comportamento social nas aldeias, discriminação e a manutenção das tradições culturais dos povos originários, entre outros temas.

O programa 'Toda Mulher' é exibido às quartas-feiras, sempre às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).