07/07/2021 - Pequeno Expediente Fábio Braga Fábio Braga

Fábio Henrique Ramos Braga

Aniversário: 19/08
Profissão: Advogado, mestre em Meio Ambiente

Discurso - download do áudio



O SENHOR DEPUTADO FÁBIO BRAGA (sem revisão do orador) – Senhor Presidente, Senhoras Deputadas, Senhores Deputados, imprensa e todos que nos assistem pela Rádio e TV Assembleia, primeiro, eu queria saudar o Presidente Othelino que hoje comemora o seu aniversário, parabenizar e desejar muitas felicidades, saúde em sua vida. Mas o que me traz hoje a essa tribuna, primeiro, é relatar a situação que passa algumas estradas do Maranhão, digo as estradas federais, as estradas estaduais e também as estradas que interligam municípios e a povoados, são as estradas municipais. Com as recentes chuvas, com um ano anterior de pandemia em que boa parte dos serviços foram de certa forma proibidos de serem executados, por conta da questão da pandemia, nós temos um ano complicado na questão da malha rodoviária do Estado do Maranhão. Eu digo isso porque estive recentemente conversando com vários empresários, com caminhoneiros, com pessoas ligadas ao setor de transporte e também a comunidade e todos eles falam da questão dos buracos nas estradas, que os carros vivem quebrando, causando inúmeros prejuízos e que sempre lembram que continuam e continuam pagando impostos. Gente que trabalha, gente que presta serviço, gente que precisa dessas estradas para escoar produção, vender seus produtos, fazer comércio. Eu digo isso porque o Maranhão, nos últimos anos, tem se tornado um polo agrícola, um polo produtor de grãos tanto no Sul do Maranhão quanto norte do Maranhão, nós temos visto inúmeros batimentos de recorde de áreas plantadas e o escoamento dessa produção é via a malha rodoviária do Estado do Maranhão até o Porto do Itaqui, localizado na cidade de São Luís. E para isso usam-se cada vez mais carretas, cada recorde batido de produção de grãos tem que se levar em conta que a maioria tem que ser levado ao Porto do Itaqui e por meio dessa malha rodoviária causando inúmeros prejuízos, inúmeros transtornos. Além disso, temos um polo turístico que vai ser reativado esse ano porque depois de uma pandemia em que houve uma escassez de turista deve ter esse ano um superávit e nós temos que interligar os nossos principais pontos turísticos a região da Chapada das Mesas, a região de Barreirinhas, nos Lençóis, Santo Amaro e interligar passa também por estradas boas, por locomoções seguras para que o turista fale bem da nossa região e proporcione também ao turista um tempo curto de deslocamento. E para isso nós deveríamos já ter concluído a estrada que liga Urbano Santos a Barreirinhas, que eu tanto digo aqui e repito, que é de essencial importância para aquelas pessoas que vêm da região do Nordeste, de Pernambuco, da Paraíba, que vem por meio de Teresina, que vêm por meio do Sul do Maranhão, que interligam por meio de Coroatá, Vargem Grande, indo a São Benedito, passando por Urbano Santos e chegariam até a cidade de Barreirinhas. Outro problema também a questão que nós somos polo pecuário também, muito do nosso rebanho, um dos maiores do Nordeste, um dos maiores do Brasil tem sido levado pelas estradas para outros Estados e também vindo de outros Estados fazendo com que todos esses segmentos se reclamem muito da questão das estradas no Estado do Maranhão. E eu digo isso porque todos esses mecanismos que eu estou falando de controle hoje de nossas estradas está muito solto. Nós não temos informação do Governo Federal do que vai ser feito nos próximos anos, do que foi feito, muitas das pessoas me perguntam, se esses tapa-buracos, sem nenhuma especificação do asfalto, nenhuma especificação de como está fazendo, se isso não é desperdício de dinheiro público, se muitas vezes não seria melhor se planejar e se organizar de maneira satisfatória para que essas estradas, para que a malha rodoviária do Estado do Maranhão tivesse cada vez melhor. E ainda vou mais além, muitas dessas nossas cidades, e assim foram feitos em outros Estados, eu vou citar aqui pelo menos dois casos que me intrigam muito, por exemplo: a passagem de carreta por dentro da cidade de Itapecuru, porque o único acesso é a ponte que fica bem dentro da cidade, fazendo com que todas as carretas se desloquem por dentro da principal avenida de Itapecuru e vai até a ponte. Nos anos anteriores, nós tivemos até problema na ponte em Itapecuru. Outro problema também a BR-210, lá em Imperatriz, que as carretas cortam por dentro da cidade. Fazendo esses entornos, melhorando a malha rodoviária do Estado do Maranhão, nós estamos melhorando em muito o desenvolvimento do Estado do Maranhão. Mas além, eu, em outro discurso iria também falar que ainda existe cidade no Estado do Maranhão, com isolamento, com falta de interligação do município ou por ponte ou por estrada, que faça com que aquelas comunidades saiam do isolamento, façam um comércio rápido, e diminua também o custo operacional dos comerciantes locais.

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