14/09/2021 - Pequeno Expediente Dr. Yglésio Yglésio Moyses

Yglésio Moyses

Aniversário: 19/09
Profissão: Médico

Discurso - download do áudio



O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO (sem revisão do orador) – Bom dia a todos e a todas! Eu subo nesta tribuna hoje para falar um pouquinho sobre a MA-203, nos últimos dias. Essa conhecida como estrada do Araçagi, que é uma obra que já vem sendo conduzida há bastante tempo, tivemos problemas estruturais no meio do caminho, houve problemas relacionados ao financiamento, houve problemas em relação à gestão anterior da MOB, que foi removida justamente por conta do insucesso da gestão do referido responsável naquela época. Hoje, a gente percebe um esforço grande do nosso amigo Daniel Carvalho para tentar agilizar os procedimentos de construção daquela fase final, ali próximo ao retorno. Lamentavelmente, a quantidade de acidentes tem sido grande, a questão do BRT que foi abandonado já agora nesse final de construção daquele trecho todo também, as pessoas imaginavam que ali nós teríamos um BRT, mas a operação do ponto de vista financeiro se mostra inviável, tendo em vista que um BRT como esses aí, um ônibus daquele chamado de BRT chega a gastar praticamente um litro por quilômetro, na verdade, ele anda 800 metros com um litro de combustível. A expectativa de valor de passagem, se não houver subsídio para aquele tipo de transporte, era entre R$ 7,00 e R$ 8,00. O que, claro, inviabilizaria o custeio do sistema. Então, optou-se por colocar em segundo plano o projeto do BRT. Porém, as modificações no projeto, que hoje a gente tem ali praticamente o projeto inicial, original, estão sendo responsáveis, justamente com a imprudência, em alguns casos, de motoristas, motociclistas também, por mortes e acidentes. De sábado para cá, já foram praticamente registrados nove acidentes, o que dá praticamente três acidentes por dia dentro de uma estrada recém-construída com a finalidade de ser o quê? Uma solução de trânsito para aquela região. A MA-203 é uma promessa antiga para quem reside ali no Araçagi, para quem quer ter acesso a Paço do Lumiar, Ribamar e Raposa. É uma obra importante de estruturação do transporte. Só que, da forma que está hoje, a gente tem ali um risco muito grande aos moradores daquela região. Nós temos um risco muito grande para quem trabalha naquela região. Nós temos um risco muito grande para empresários e empresas naquela região, por quê? Porque os prejuízos se avolumam e, claro, o impacto disso é sentido em todo o trânsito da cidade. Hoje voltar para aquela região ali, transitar por ela por volta de seis horas da tarde e entre sete e meia e oito e meia da manhã é um verdadeiro martírio. Então nós temos conversado com a MOB sobre esse problema. Nós enviamos uma Indicação também para reforçar tudo o que a gente já vem conversando a respeito. Alguns daqueles canteiros estão claramente mal projetados, mal posicionados. Hoje, a gente tem uma faixa de ônibus para a esquerda que deveria existir apenas na condição de termos paradas nos canteiros centrais, e nós não temos parada no canteiro central, ou seja, o ônibus está para o lado esquerdo, a parada está para o lado direito. Isso vai gerar um cruzamento constante da via que, claramente, aumenta a quantidade de acidentes. O que é que a gente precisa pensar? Colocar a faixa de ônibus, no caso, para a direita. Ah! Mas já foi feito uma via de concreto ali do lado esquerdo justamente para a passagem do BRT, do projeto inicial. Tudo bem, mas a gente não pode ficar refém do projeto quando tem gente morrendo. Afinal, qual é o preço de uma vida ali? A gente vai colocar um preço para a previdência, um preço para a empresa, mas a gente não consegue colocar um preço para a unidade familiar, para as pessoas. Então teve um acidente, morreu alguém é um evento grave. A gente não pode naturalizar uma coisa dentro da Ilha de São Luís, na Região Metropolitana, matando o tempo todo, e nós não tomarmos nenhum tipo de providência. Isso não pode ser naturalizado. Já houve uma tentativa aí no final de semana da Polícia Rodoviária estadual, do Batalhão de Polícia Rodoviário estadual de fazer uma averiguação ali no local, uma vigilância no local para tentar garantir, pelo menos, que a parte da imprudência dos motoristas fosse preservada. Porém, infelizmente, a gente sabe que, mesmo com isso, há registro de acidentes. Portanto fica aqui o nosso registro sobre a necessidade urgente de promover a sinalização adequada na MA-203, para que nós possamos garantir segurança à população que, por tantos anos, esperou a conclusão daquela obra e ainda espera essa finalização de trecho. Esse é o nosso registro, o nosso pedido, o nosso apelo ao Governo do Estado do Maranhão. Muito obrigado.

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