16/11/2021 - Expediente Final Wellington do Curso Wellington do Curso

Carlos Welington

Aniversário: 27/09
Profissão: Professor e Empresário

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O SENHOR DEPUTADO WELLINGTON DO CURSO (sem revisão do orador) – Só mudei de lado. Ocupo a tribuna da Assembleia, mais uma vez para cobrar do líder do Governo. Cadê o líder do desgoverno? Deputado Wellington, qual é dessa vez? A mesma de 30 dias, estamos batendo aqui nessa tecla. Licitação fraudulenta de um bilhão, seiscentos e cinquenta milhões para o transporte de ferryboat no Estado do Maranhão. Ninguém vai falar nada? Vão ficar calados? A denúncia que recebemos trouxemos à tribuna da Assembleia. Cobramos informações da MOB, cobramos informações da EMAP, cobramos informações por meio da Assembleia. Já fizemos a primeira denúncia no Ministério Público ao Tribunal de Contas. Na semana passada, nós cobramos do Ministério Público e do Tribunal de Contas quais os procedimentos adotados diante da nossa denúncia. Estou protocolando, amanhã, uma representação contra o Governo do Estado e a MOB. Fraude na licitação do transporte de ferry, 1,650 bilhão de reais. Se toparem a investigação, a gente abre uma CPI, porque as denúncias que nós recebemos é que vão pagar 20 milhões de propina para candidato a deputado estadual, candidato a deputado federal e para secretário do governo Flávio Dino. E a demonstração de fraude está aí, pois um dos requisitos é que a empresa teria que ter ferryboat, mas a empresa que ganhou um dos lotes não tem ferry. Deputados, prestem bem atenção nesta denúncia: a empresa tinha que ter ferry para transportar mais de 500 pessoas, mas a empresa que ganhou é do Pará e só tem uma balsa para transportar 44 pessoas, não tem propulsão, mas é quem ganhou a licitação. E a documentação está vencida desde o ano passado. Eu estou, desde 2015, na tribuna desta Casa, cobrando do Governo do Estado a licitação, defendendo os baixadeiros. Está aqui meu amigo Deputado Zé Inácio, que não me deixa mentir, defendendo os baixadeiros de Alcântara, Bequimão, Pinheiro, já fizemos várias audiências públicas, Deputado Zé Inácio, aqui nesta Casa, com o Ministério Público, com a Defensoria Pública, com a MOB. E a cara de pau, mentindo o tempo todo, era tudo esperando o momento para se beneficiar, para ganhar dinheiro nas costas da população. O que Flávio Dino fez? Fez uma intervenção, uma intervenção estadual, meu Presidente Deputado César Pires. Olha o que Flávio Dino fez, achando que ia prejudicar a empresa, achando que a empresa é ligada ao grupo Sarney que ele tentou prejudicar e sempre quis ser Sarney. Agora já é até imortal de Academia Maranhense de Letras, mas isso é palco de um outro posicionamento de mais de 30 minutos daqui para a próxima semana, vamos falar disso depois, mas vamos lá. Achando que a empresa era do grupo Sarney, querendo prejudicar, ele foi lá e o quê? Confiscou os bens da empresa, estatizou. Trouxe dizendo o governo que vai administrar, que o negócio estava bagunçado, atrasando. Quando foi perto da eleição de 2020, devolveu os bens, devolveu os ferrys. Por quê? Porque não teve competência para administrar e estava no período de eleição e ia ter muita reclamação, e seus candidatos a prefeito, no interior, poderiam perder a eleição. Devolveram os bens para empresa. Quando foi em dezembro, novamente confiscaram os bens da empresa. Tomaram os bens da empresa dizendo o quê? Nós vamos administrar, mas, incompetentemente, continuam os atrasos, continuam os problemas. Governador Flávio Dino, devolva os ferrys da empresa Serviporto. Vossa Excelência está causando um dano muito grande, irreversível à empresa. Tomou os ferrys, tomou os bens da empresa. A empresa com dívida de financiamento, pagar os empréstimos, e aí o Flávio Dino diz o quê? ‘Nós vamos reformar agora esses ferrys. Não, Governador, devolva os bens que a gente mesmo reforma. Não, é o governo que vai reformar’. O governo vai pegar dinheiro público da educação, dinheiro público da saúde e vai reformar os ferrys, mas, governador, não precisa, a gente reforma os ferries, não, nós vamos reformar os ferries, mas vai ter uma condição, após os ferries reformados, vamos gastar 15 e 18, e 30 milhões, vocês terão que ressarcir, devolver o dinheiro para o estado, se não tiver dinheiro, o estado toma. É essa a prática maquiavélica, diabólica, vocês conseguiram compreender? O governo estatiza o serviço, traz para si, é incompetente, não tem como resolver, vai gastar dinheiro público na reforma dos ferries, vai querer o dinheiro de volta da empresa, a empresa não vai ter condições, vai confiscar, toma o bem da empresa, e o estado vai fazer o quê? Se ele não vai fazer esse transporte para o resto da vida? Essa concessão? Ele vai dar para alguém, vai dar para quem? Para empresa do Pará, ligado a secretário do estado, ligada a Terramata, todo mundo envolvido por trás, para a empresa que ganhou lá do Pará, que eu já solicitei aqui, por meio da Comissão de Obras, para fazer uma fiscalização in loco, Comissão de Obras da Assembleia tem que ir lá no Pará fiscalizar, é um transporte para mais de 500 pessoas, para mais de 100 carros, e a empresa que ganhou tem uma balsa, uma balsa, para transportar 44 pessoas, não tem propulsão, vai pegar o quê? Vai pegar essa balsa e vai largar no meio do mar? É muita palhaçada, mas não, já compreenderam o link? Toma os ferries, reforma os ferries, 15 e 20 e 30 milhões com dinheiro público, diz para empresa, que a empresa tem que ressarcir, se quiser os ferries de volta, a empresa que não tem condições, toma os ferries da empresa, pegas os ferries, não vai poder ficar no estado. E aí vai entregar, vai doar, vai dar para alguém, para quem? A empresa que ganhou por meio de fraude que a documentação está atrasada desde abril, não tem capacidade técnica, não tem competência para realizar o serviço, tem uma balsa para transportar 44 pessoas, não tem  propulsão, vai ganhar o serviço.  Quem ganha a licitação de um bilhão, seiscentos e cinquenta milhões, se os  deputados  da  base  toparem, a gente  abre  uma  CPI para investigar, só de propina vão pagar de vinte a sessenta milhões de reais, para a campanha de  2022.  Então, já  fiz  a denúncia ao Ministério Público, ao Tribunal de  Contas, na semana passada, eu cobrei informações do Ministério Público, quais foram os procedimentos  adotados  diante  da  nossa  denúncia. E  agora  estou  concluindo uma representação, uma  farta  documentação, um histórico com documentos para que o Ministério  Público, possa,  de  imediato, barrar  essa  licitação. Epa, que esculhambação é essa com o dinheiro público? Que farra é essa com o dinheiro público? Isso é escândalo, escândalo para o Jornal Nacional, na hora do Jornal Nacional que está comendo dinheiro do Governo do Estado, por trinta segundos. O horário mais caro da televisão brasileira, hora do Fantástico, o horário mais caro da televisão brasileira, era para divulgar isso, por que os meios de comunicação estão calados diante do desastroso do governo Flávio Dino, estão calados? Todas as grandes denúncias vieram aqui na  tribuna  da  Assembleia, saíram daqui da  tribuna  da  Assembleia, se  não fosse a Oposição, fazendo um trabalho importantíssimo para o Governo do Estado, para que o Governo do Estado possa corrigir, possa aperfeiçoar, mas não, estão melhorando, aperfeiçoando é a forma de fazer corrupção, só isso. É seletivo fraudulento, é seletivo camarada, vocês lembram dos aluguéis camaradas, que denunciamos aqui nessa Casa, eu e o Deputado César Pires? As grandes denúncias que surgiram nessa Casa, surgiu da Oposição, surgiu na tribuna desta Casa, mas, enfim, vou concluir o pronunciamento cobrando do líder do Governo, por favor, líder do Governo, por favor, Flávio Dino. Queremos informações sobre essa possibilidade de fraude na licitação do transporte de ferry no Estado do Maranhão, por gentileza, explique por que essa empresa está habilitada, mesmo tendo a documentação atrasada, capacidade só para 44 pessoas, não tendo propulsão, está aí diante de um contato bilionário para concessão de 20 anos com o Governo do Estado. Com a palavra, o desgoverno Flávio Dino.

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