11/05/2022 - Discussão de Projeto Wellington do Curso Wellington do Curso

Carlos Welington

Aniversário: 27/09
Profissão: Professor e Empresário

Discurso - download do áudio



O SENHOR DEPUTADO WELLINGTON DO CURSO (sem revisão do orador) – Senhor Presidente, senhoras e senhores deputados, o Projeto de Lei nº 449/2021, de nossa autoria, em anexo ao Projeto nº 523/2021, de autoria do Deputado Neto Evangelista, projeto do Deputado Neto, orgulhosamente foi anexado ao nosso, projeto semelhante, projeto igual, só que nós demos entrada dias antes e, logo depois, o Deputado Neto Evangelista deu entrada, e aí nada mais justo do que os dois projetos tramitarem juntos na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. Como temos um bom relacionamento com todos os parlamentares, com todos os deputados, e não é diferente com o Deputado Neto Evangelista, meu amigo, meu parceiro, e aí fico feliz pelo projeto estar sendo votado junto, projeto correlato, projeto anexado, na verdade, sem estrelismo, sem vaidade, sem orgulho, o projeto é nosso. Então, Senhor Presidente, o projeto que nós captamos a demanda da sociedade, captamos a demanda da população, com o nosso projeto ouvindo o Maranhão e o relato de muitas famílias, principalmente das famílias, principalmente das mães, dos pais, ouvimos de muitas mães solteiras na luta pela sobrevivência, na luta para educar os seus filhos, na luta para criar os seus filhos e na luta pela garantia de direitos de seus filhos. Muitas vezes, as mães que têm filhos com algum tipo de deficiência sofrem, padecem, para que tenham um atestado, para que tenham um laudo, para que possam ter os seus direitos contemplados, os seus direitos assistidos. E muitas vezes percorrem filas e filas, e não são atendidas, e aí esperam uma perícia, esperam um laudo por três meses, seis meses, um ano, dois anos. E V. Ex.ªs sabem da dor, da dificuldade que é percorrer postos de saúde, UBS e hospitais em busca de um tratamento, Deputada Socorro Waquim. E é por isso que apresentamos esse projeto que dispõe sobre o laudo médico pericial que atesta deficiências irreversíveis em pacientes no estado do Maranhão. É um projeto de suma importância, pois, para quem não sabe, 30% da população do estado do Maranhão e do Brasil têm algum tipo de deficiência. Nós conhecemos essa realidade, nós que percorremos a periferia não só de São Luís, da Região Metropolitana, mas chegando a Timon, chegando a Bacabal, chegando a Imperatriz, ao percorrer as periferias, Deputada Socorro, nós conseguimos perceber a quantidade de pessoas, é de cortar o coração a quantidade de pessoas prostradas numa cama, deitadas no sofá, nem cadeira de rodas tem às vezes.

A SENHORA DEPUTADA SOCORRO WAQUIM – V. Ex.ª me permite?

O SENHOR DEPUTADO WELLINGTON DO CURSO – Um aparte, Deputada Socorro Waquim.

A SENHORA DEPUTADA SOCORRO WAQUIM (aparte) - Deputado Wellington, Deputado Neto Evangelista, a sua emoção já diz tudo do tamanho, da grandeza que é esse projeto de lei de vossas autorias, que trata dessa dignidade, porque isso também eu já vivi na pele por muito tempo, a angústia das mães, dos familiares, a falta de condição de tráfego desses familiares para levar para a perícia. E agora vocês trazem para o Maranhão esse olhar humano, esse olhar altruísta, essa forma humanitária de se perceber, através da garantia de assistência pericial a essas pessoas, a sua dignidade. E não é só o deslocamento. Muitas vezes também, deputados, a família tem vergonha. A família, às vezes, culturalmente não sabe lidar com essas deficiências e muitas vezes as deficiências são graves, gravíssimas. Então isso é altruísta, por isso eu pedi essa fala para parabenizar vocês. Eu conheço uma família em Timon que é muito grave a situação da filha deles e eles não levavam para a perícia, perdia o direito de ter assistência, mas não tinham coragem de levar a filha até a perícia porque é muito grave a deficiência dessa criança. Então eu uso esse pequeno instante para lhe dizer: não tenha vergonha de chorar. Quando a gente chora é porque é verdadeiro o que sai do nosso coração. Então parabéns a V. Ex.ª e ao Deputado Neto por ter elaborado essa lei. Agora eu vou ter o prazer de votar numa lei que significa, sobretudo, dignidade, respeito, cidadania. Parabéns.

O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO OTHELINO NETO – Liberar aqui o áudio para o Deputado Wellington do Curso.

O SENHOR DEPUTADO WELLINGTON DO CURSO – Deputada Socorro, muito obrigado pelo aparte. Peço que seja incorporado e conste nos Anais desta Casa a sua sensibilidade como mãe, como mulher, como ex-prefeita e que conhece a realidade da população mais pobre, a população mais carente do nosso estado e, em particular, da cidade de Timon, de vários bairros como Parque Alvorada, Parque Piauí, de vários bairros da periferia da cidade de Timon. E, professora Socorro, ao percorrer algumas ruas, bairros de São Luís, por exemplo, nós que percorremos a região de Itaqui/Bacanga, percorremos bairros como região do Bonfim e a gente consegue constatar, verificar e ver uma grande quantidade de pessoas amputadas, uma grande quantidade de pessoas cadeirantes, uma grande quantidade de pessoas prostradas numa cama, prostradas no sofá e que nem cadeira de rodas tem e que padecem em busca de um tratamento, em busca de um exame, em busca de um laudo para que possa ter garantido, efetivamente, as garantias legais, para que possa buscar benefícios garantidos por lei. Então é um projeto de suma importância. Agradeço a sensibilidade da CCJ. Agradeço a atenção de todos. E com certeza é um projeto que, efetivamente, vai mudar a vida das pessoas, efetivamente, vai fazer com que as pessoas que saem de casa para pegar um ônibus, para pegar um Uber, que saem de casa com toda dificuldade para pegar um táxi, para se deslocar de casa e peregrinar em busca de um exame, em busca de um laudo, com certeza, a partir desta lei, vão ter os seus direitos garantidos. Em nome e em defesa de todas as pessoas com deficiência no estado do Maranhão, a nossa luta permanente na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. Contem sempre conosco.

+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA