18/05/2022 - Pequeno Expediente Wellington do Curso Wellington do Curso

Carlos Welington

Aniversário: 27/09
Profissão: Professor e Empresário

Discurso - download do áudio



O SENHOR DEPUTADO WELLINGTON DO CURSO (sem revisão do orador) – Senhor Presidente e demais Membros da Mesa, senhoras e senhores Deputados, internautas, telespectadores que acompanham por meio da TV Assembleia, o nosso mais cordial bom-dia. Que Deus seja louvado. Que Deus estenda as suas mãos poderosas sobre o Estado do Maranhão, sobre a sua população. Senhor Presidente, logo pela manhã, eu fui convidado a conceder uma entrevista ao Bom Dia Mirante, um dos telejornais da TV Mirante. A TV Mirante é filiada à Rede Globo. E, na pauta, exclusivamente sobre o caos no ferry-boat do Estado do Maranhão. Mas antes de tratar da pauta propriamente dita, eu quero fazer um agradecimento à TV Mirante, ao Bom Dia Mirante e aos apresentadores da TV Mirante, do Bom Dia, ao Soares, a Célia Fontenele e ao querido amigo Cabalau, que sempre nos deram oportunidade de levar à população do Estado do Maranhão de forma transparente, de forma republicana, de forma democrática a situação do Estado do Maranhão e as nossas ações aqui na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. E, como eu destaquei, o Deputado Wellington do Curso, que não tem sangue na política, que não tem sobrenome na política, encontra um espaço democrático, um espaço aberto para poder debater, para poder expor as suas ideia. Eu só tenho a agradecer. Fica o registro, hoje, da minha gratidão ao Grupo Mirante de Comunicação e ao Programa Bom Dia Mirante, apresentado pela Célia e pelo Soares; e o Programa Bastidores, apresentado pelo jornalista Cabalau. Então muito obrigado pela abertura do programa hoje, muito obrigado mesmo, de coração. Mais uma vez, parabéns pelos 35 anos de Tv Mirante. Presidente, ao relatar o problema enfrentado pela população do Estado do Maranhão, é um problema que se arrasta por muito tempo. E nós temos uma população de um território maranhense, de uma região maranhense, de uma área maranhense que sofre com essa situação, que é a população da Baixada, com mais de 20 municípios, com mais de 600 mil habitantes. E é uma população que tem sofrido, tem sido humilhada com o transporte de ferry na travessia da Baixada Maranhense para São Luís e de São Luís para a Baixada Maranhense. Recebemos muitas mensagens dos baixadeiros, muitas mensagens da população de Alcântara, de Pinheiro, de Santa Helena, de Mirinzal e muitas mensagens pedindo apoio. “Deputado Wellington nós não temos a quem recorrer.” É muita humilhação, atraso nos ferries, filas enormes, passagens compradas com antecedência, e não se consegue embarcar. Ontem, inclusive, os vanzeiros, motoristas de vans, interditaram no Cujupe, interditaram na Ponta da Espera. Saindo da Assembleia Legislativa, fomos lá e, graças a nossa intervenção, nós conseguimos conversar com os manifestantes, com a direção da MOB, com a Emap, com as duas empresas, com a Internacional e também com a Serviporto. Conseguimos encontrar uma saída pelo menos temporária para desobstruir e acabar com a manifestação, dentre elas: reclamações, segurança, principalmente falta de segurança no Anel Viário, de 2h da manhã até 7h da manhã, para embarcar e também no retorno às 17h até as 23h. Quando a Andrea estava lá, comprometeu-se em fortalecer e aumentar a vigilância e a segurança policial naquele local. Segundo: uma solicitação dos motoristas de vans, motoristas de caminhão e todos que trafegam e todos que utilizam o transporte de ferryboat para que a passagem possa ser utilizada nas duas empresas. Por exemplo, olha o que aconteceu, a empresa Serviporto tem um ferry com capacidade para 90 carros, mas está parado, o motor bateu. Agora só tem dois ferryboats da Internacional, cada um com capacidade para 35 veículos. Como está parado o ferry da Serviporto, quem comprou passagem na Serviporto não consegue embarcar. Ontem, nós conseguimos assinar um termo, não de ajustamento de conduta, mas de cooperação para que quem comprou passagem na Serviporto possa também se deslocar pela Internacional Marítima. Então, nós fizemos uma intervenção ontem, agradeço a Deus e à confiança da população. Após a nossa intervenção, a manifestação foi desfeita, os ferryboats voltaram a funcionar a partir das 17 horas, só que o caos continua, pois só temos dois ferryboats com capacidade, cada um, para 35 pessoas, 35 carros. O ferry da Serviporto não está funcionando ainda, prometeram para amanhã, quinta-feira, mas eu acredito que não vá funcionar, porque o problema não é simples, o problema é no motor. A partir do dia 22, o outro ferry também da Internacional Marítima. Estamos apresentando soluções para os problemas, inclusive já estamos coletando assinaturas para solucionar o problema, o caos no transporte de ferry no estado do Maranhão e a falta de respeito com a população da Baixada. Nós já apresentamos algumas soluções, dentre elas, já estamos coletando assinaturas para realizar CPI do Ferryboat. Qual o objetivo da CPI? Investigar a causa, investigar os problemas e apresentar soluções para os problemas, para que possamos ter mais ferryboats, uma nova licitação e também solicitar ao governo do Estado que possa revogar a intervenção na Serviporto e recuperar, melhorar os ferryboats da Serviporto, devolver os ferryboats, para que a empresa possa operar. Por quê? O ex-governador Flávio Dino, com a intervenção estatal, pegou três ferryboats da Serviporto funcionando e agora, com a intervenção do ex-governador Flávio Dino, os três ferryboat não estão funcionando, estão parados, ou seja, piorou a situação. Na gestão do ex-governador Flávio Dino, o que era ruim piorou. O serviço de ferry era ruim, mas piorou. E é por isso que estamos coletando assinatura, estamos percorrendo. Inclusive os deputados que são da Baixada, Leonardo Sá, Deputado Zé Inácio, deputados que também têm trânsito na Baixada, que possam também assinar a CPI da Baixada, que possamos investigar e, principalmente, apresentar soluções para os problemas do ferry-boat no Estado do Maranhão.

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