14/02/2023 - Tempo dos Blocos Carlos Lula Carlos Lula

Carlos Lula

Aniversário: 31/03
Profissão: Advogado, professor e escritor

Discurso - download do áudio



O SENHOR DEPUTADO CARLOS LULA (sem revisão do orador) – Bom dia a todos, bom dia a todas. Senhor Presidente, quero de pronto parabenizar V.Exa. por estar interinamente conduzindo a Casa durante esta semana. Parabenizar a nossa Governadora Iracema também por estar interinamente exercendo a chefia do Poder Executivo. Serei breve, já quase tarde, Deputado Davi, Deputado Roberto, Deputado Rildo. Dizer, Presidente Rodrigo, sobre a necessidade de a gente hoje estar exaltando a volta do Minha Casa Minha Vida, obra do governo federal. A gente sabe que o Minha Casa Minha Vida tinha mudado de nome, tinha virado Casa Verde Amarela e, infelizmente, em razão da destruição do governo Bolsonaro, tinha paralisado 140 mil unidades no País. A gente tem o déficit habitacional absurdo. Hoje o Presidente Lula está entregando mais de 2.700 moradias no Estado da Bahia e também está anunciando o retorno de obras de unidades em outros Estados da Federação. Mais da metade dessas unidades, Deputado Rodrigo Lago, serão no Maranhão. Serão 868 novas casas em Chapadinha e 2.837 casas em Imperatriz, Deputado Rildo. Então a sua cidade vai ser contemplada nesse retorno do Minha Casa Minha Vida, será a cidade mais contemplada do País no retorno do Minha Casa Minha Vida. E aí a gente não precisa falar do déficit habitacional do Brasil e do Maranhão que, 10 anos atrás, tinha um déficit de 400 mil moradias. Nesses 10 anos. O Estado permanece com o pior indicador do País. Nos últimos quatro anos, a faixa um, ou seja, quem ganha até 2 salários mínimos praticamente não teve novas habitações. E a ideia é que o Governo Federal possa construir 2 milhões de casas nos próximos quatro anos. Dessas, um milhão de casas serão para faixa 1, atendendo, portanto, a maior parte da população do Maranhão. Minha Casa Minha Vida é um programa muito bem sucedido e vai retomar consertando alguns problemas que teve num primeiro momento, mas eu tenho certeza de que vai aquecer a economia, gerar emprego. É tempo de reconstrução do Brasil.

O SENHOR DEPUTADO RILDO AMARAL - Deputado Lula, permita um aparte?

O SENHOR DEPUTADO CARLOS LULA – Pois não, Deputado Rildo, lógico.

O SENHOR DEPUTADO RILDO AMARAL (aparte) – Deputado, eu queria, na verdade, ressaltar a importância. Eu, ainda quando vereador de Imperatriz, quando iniciou esse conjunto habitacional com 2.837 casas, que é o Recanto da Serra em Imperatriz, na época eu fiz graves denúncias que mostravam inviabilidades que acabaram se concretizando. São 2.837 famílias, não são 20 casas que estão aguardando esse benefício há muito tempo. Já foram negociadas, renegociadas, as casas já foram invadidas, já foram retiradas, já foram roubadas em boa parte. O investimento agora de mais de R$ 200 milhões para terminá-lo é melhor do que deixar as casas fechadas. Queria ressaltar aqui a luta do Deputado Márcio Jerry para que essa grande obra ocorresse em Imperatriz como a cidade mais beneficiada. Ressaltar a sua luta, Deputado André Fufuca, para que fossem liberadas de imediato. Vai ser uma obra de 18 meses. Eu acredito que, logo, logo, o povo de Imperatriz, que tanto almeja a casa própria, vai ser beneficiada. O conjunto ao lado, que é o Sebastião Régis, já foi inaugurado, foi remodelado umas 10 vezes também, ainda tem carências principalmente de água, que nós ajudamos a corrigir ainda com o Governador Carlos Brandão, mas eu acredito que agora a gente tem prazo para terminar uma obra que todo mundo achava que ia ser mais um um elefantinho branco, porque são várias casas que nunca seriam ocupadas. Parabenizo V.Exa. por tocar no tema, mas, principalmente, a gente mostra para a cidade de Imperatriz que a cidade de Imperatriz vai ter solução para um grave problema habitacional que há muito o alcança.

O SENHOR DEPUTADO CARLOS LULA – Perfeito, Deputado Rildo. Só para encaminhar, continuar falando de obra, falar da Comissão de Obra que se instalou hoje. Senhor Presidente, há necessidade de a gente falar das obras das creches no Maranhão. A gente, de novo, quero aqui falar, é o estado com mais obra de creches paralisadas, são 90. Eu pedi a minha assessoria que pudesse entregar à imprensa o dado do TCU, onde elenca cidade por cidade do Maranhão onde tem obra paralisada. Bacabal tem cinco, Balsas tem cinco, Coelho Neto tem cinco, Grajaú tem três, São Luís tem três. Eu tenho certeza que a gente tem que dar... Só 1 minuto, Senhor Presidente, para terminar. Todos os esforços para finalizar essas obras. A gente tem um dado que para mim é alarmante. Quando a gente vai, começa a olhar o percentual de riqueza, Deputado Rodrigo Lago, a gente vê que para a população que está abaixo da linha da pobreza só 10 % das crianças de zero a três anos estão em creches. O atendimento no Maranhão é de apenas 26 % de nossas crianças. E ao mesmo tempo, ao tempo que a gente é o estado onde menos tem criança em creche, a gente ao mesmo tempo é o estado que mais tem obra de creche inacabada. Então essa Casa, Deputada Mical, tem o dever, sim, de fiscalizar, para que a gente tenha condições de, junto às prefeituras, e ao FNDE e ao MEC, finalizar a obra dessas creches. Gera emprego, gera renda, mas, sobretudo, gera dignidade e esperança para as nossas crianças. Eram essas minhas palavras, Senhor Presidente.

+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA