29/03/2023 - Tempo dos Blocos Zé Inácio Zé Inácio Lula

Zé Inácio

Aniversário: 21/08
Profissão: Advogado

Discurso - download do áudio



O SENHOR DEPUTADO ZÉ INÁCIO (sem revisão do orador) - Senhora Presidenta, demais colegas deputados, eu quero fazer uma rápida fala só para fazer um importante registro e destacar, aqui desta tribuna, a importância que foi o nosso ex-colega deste parlamento, agora deputado federal Fábio Macedo, que assumiu a liderança do maior Bloco, na Câmara dos Deputados, formado pelo MDB, PSD, Republicanos, um feito histórico para um deputado de primeiro mandato, ele que já era líder do seu partido, Podemos, agora lidera uma bancada de 140 deputados, na Câmara Federal, isso, com certeza, vai lhe fortalecer na articulação junto ao Congresso Nacional, sobretudo, na Câmara, e fortalecer o apoio que já vem dando como base do Governo do Presidente Lula e, com certeza, vai ajudar o Brasil a avançar, consequentemente, vai ajudar o nosso Estado Maranhão, vai ajudar muito mais ainda o governador Brandão.

O SENHOR DEPUTADO LEANDRO BELLO – Um aparte, deputado Zé Inácio?

O SENHOR DEPUTADO ZÉ INÁCIO – Fique à vontade.

O SENHOR DEPUTADO LEANDRO BELLO (aparte) - É só para ratificar as suas palavras, eu como filiado ao Podemos, partido presidido aqui em nosso Estado pelo deputado Fábio Macedo, também quero registrar essa honrosa vitória pra ele, para o nosso partido, para o nosso Estado, afinal, ele vai liderar o maior Bloco da Câmara dos Deputados, uma grande responsabilidade, onde essa grande responsabilidade, eu acredito que o Maranhão vai ganhar e as consequências são as melhores para a população maranhense. Obrigado, deputado Zé Inácio.

O SENHOR DEPUTADO ZÉ INÁCIO – Obrigado, deputado Leandro, pelo seu aparte. Outra coisa que eu quero fazer também em rápidas palavras, é destacar aqui o brilhantismo da atuação do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ontem, na CCJ da Câmara, mostrou não só a competência, que já é conhecida de todos nós maranhenses, mas mostrou para o Brasil o seu preparo, o seu conhecimento e desfez todos os argumentos falaciosos da base bolsonarista que fazia acusações injustas, inverídicas, que levantaram várias fake news contra o governo e contra o próprio ministro. E para finalizar, Senhora Presidenta, eu quero rapidamente fazer também um importante destaque aqui dada a repercussão do tema que nós também temos que enfrentar no dia adia. Eu não tive oportunidade de falar ontem. É que na segunda, 27 de março, ocorreu uma tragédia numa escola em São Paulo que chocou todo país, em que quatro professores foram vitimados, um aluno e a professora Elisabeth Tenreiro, de 71 anos, foi vítima de um adolescente, de 13 anos, que o apunhalou pelas costas. Destaco isso porque isso é muito fruto deste momento de ódio que vivenciamos no país, nesses últimos anos. As redes sociais do jovem, do adolescente, ela foi identificada que ele fazia propaganda de armas, foi identificado que ele proferia frases e vídeos de cunhos racistas e é uma demonstração que liberar armas no Brasil não é a solução para combater a violência. Pelo contrário, isso faz com que episódios como esses venham acontecer em ambiente escolar. Se fosse resolver o problema da segurança armando a população, nos Estados Unidos não aconteceria violência e episódios semelhantes, porque lá trezentos milhões de americanos têm porte de arma. Esse discurso de ódio, essa defesa daqueles que defendem a família, mas querem armar são discursos contraditórios e que nós precisamos combater. E por isso faço esse registro aqui de que nós precisamos combater o discurso de ódio, a intolerância religiosa, o racismo, o discurso daqueles que usam o fake news para atacar as pessoas e alimentam, no Brasil todo, um discurso de ódio que só tem gerado violência neste país. Por isso, Senhora Presidente, eu não poderia deixar de fazer esse registro, dizendo que acontecimentos como esse estão, sobretudo, acontecendo em função do discurso de ódio, que é um discurso armamentista e antifamília que vem prosperando no Brasil nesses últimos anos, e nós precisamos combater. Era isso, muito obrigado, Senhora Presidente.

+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA