11/04/2023 - Discussão de Projeto Ricardo Arruda Ricardo Arruda

Ricardo Arruda

Aniversário: 12/07
Profissão: Engenheiro civil

Discurso - download do áudio



O SENHOR DEPUTADO RICARDO ARRUDA (sem revisão do orador) – Bom dia novamente. É uma satisfação muito grande retornar a esta tribuna para trazer uma proposta de tanta relevância e tanta legitimidade. A Deputada federal Sônia Guajajara, atual ministra dos povos indígenas do Brasil, é uma pessoa que venceu, Deputado Rafael Leitoa, as estatísticas. Ela é uma vencedora, uma pessoa que vence as estatísticas. Imagine, Deputada Fabiana, mulher, indígena e de origem humilde, nascida lá na terra indígena Arariboia, no interior do nosso querido município de Amarante. Essa mulher, por meio do esforço próprio, por meio de seus méritos, estudou, é técnica de enfermagem, depois se formou em Letras, se pós-graduou em Educação Especial, ou seja, uma mulher que ascendeu por meio da educação e se tornou uma liderança indígena de projeção internacional. É interessante quando se avalia a biografia da Ministra Sônia, Deputada Andreia, ela sempre teve muito mais notoriedade em nível federal e internacional do que dentro do Brasil. Essa notoriedade aqui no país veio acontecer mais do ano passado para cá, mas, internacionalmente, ela sempre foi respeitada, sempre participou dos fóruns internacionais, Deputado Carlos Lula, sempre sendo voz atuante nesses fóruns em defesa do Meio Ambiente e das populações indígenas. Então é uma pessoa realmente que é admirável por sua história de vida, por sua origem e pelo que ela representa. Avaliem que, no ano passado, ela esteve entre as cem personalidades mais influentes do mundo pela Revista Time. Imagine o que isso representa. Uma conterrânea nossa do município de Amarante, mulher indígena, é uma das cem personalidades, Deputado Lula, mais relevante do planeta.

O SENHOR DEPUTADO CARLOS LULA – Deputado concede-me um aparte?

O SENHOR DEPUTADO RICARDO ARRUDA – Pois não, Deputado.

O SENHOR DEPUTADO CARLOS LULA (aparte) - Deputado Ricardo, só para corroborar com discurso e com a importância da comenda que aqui a gente concede a Sônia. Ela muito nova sai de Amarante, vive a vida dela como empregada doméstica ainda em São Paulo. Volta para o Maranhão, consegue fazer duas graduações na UEMA. E aí percorre o mundo, desenvolvendo o debate da causa indígena, a importância dos povos originários. Se elege deputada federal por São Paulo. E, assim, a trajetória dela é muito bonita, é muito inspiradora e nada mais justo. Ela de fato é uma das personalidades do mundo, não é nem do Maranhão, nem do Brasil, é do mundo. Ela é merecedora desse título. Ela é reconhecida mundialmente. Então nada mais justo do que a medalha que V. Ex.ª concede, e esta Casa faz uma justa honra a Sônia Guajajara, que estava aqui no feriado, na quinta-feira. O Lúcio, lá de Amarante, é o primeiro indígena a também ser dirigente do DSEI aqui no Estado e é mais um ponto importante de os próprios indígenas estarem podendo falar e fazer por eles. Então, só para corroborar, a medalha é mais do que merecida, o título é mais que justo a Sonia.

O SENHOR DEPUTADO RICARDO ARRUDA – Agradeço, Deputado Lula. Inclusive acompanhei suas redes sociais, vi que V. Ex.ª esteve presente e a própria UFMA concedeu também uma honraria à ministra Sônia, a medalha Sousândrade. Não foi isso? Então é uma justa homenagem, Deputado Arnaldo Melo, que se faz a uma mulher que tem uma biografia admirável, que conseguiu uma projeção internacional, defendendo dois temas importantes, que é o meio ambiente e a defesa dos povos indígenas. E é uma pessoa que merece todo o nosso respeito, nosso reconhecimento. E eu acredito, tenho certeza que é inspiração para todos nós. Então eu peço para os colegas que acolham essa proposição e que nós concedamos essa justa homenagem à Ministra Sonia Guajajara. Era isso, Presidente, muito obrigado.

+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA