09/05/2023 - Discussão de Projeto Cláudio Cunha Cláudio Cunha

Cláudio Cunha

Aniversário: 13/07
Profissão: Empresário

Discurso - download do áudio



O SENHOR DEPUTADO CLÁUDIO CUNHA (sem revisão do orador) - Senhores deputados, galeria, imprensa e quero dizer que nós estamos num Parlamento. O Parlamento ele tem que ter essas discussões, gente que é contra, gente que é a favor. E eu sou um homem público, prefeito, por 2 mandatos, e eu nunca, senhor presidente, governei para os meus amigos, eu governo para uma população, quando prefeito, meu mandato de deputado não é para beneficiar os meus amigos, eu não teria motivo nenhum no campo pessoal para fazer um Título de Cidadão ao Ricardo Cappelli, não tenho relações de amizade, não tenho por ele, assim, algo que pudesse dentro da pessoalidade ou porque ele me fez mal ou me fez bem. O Ricardo Cappelli, olha só, foi secretário-chefe de representações do governo DF, pelos anos 2015, 2020. Secretário de Comunicação no estado do Maranhão pelos anos 2021, 2022. Nas últimas atividades do Ricardo Cappelli, como Secretário-Executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, esteve em defesa das ações públicas num benefício direto ao nosso estado, Cappelli também foi responsável pela divulgação das belezas naturais do turismo no Maranhão. Para o resto do Brasil e para o mundo. Teve um aumento significativo no turismo do estado. Então, ele é um homem, independente da sua naturalidade, que é Rio de Janeiro, podia ser até dos Estados Unidos, mas que aqui no Maranhão quando esteve, prestou bom serviço ao Estado. Claro que desagradou, na atividade política, quando se exerce um cargo no Executivo, está ali o secretário, está ali o governador, para dizer muito sim, está ali também um secretário para dizer muito não, para desagradar. Então, aqui eu não estou jogando flores e nem confete, estou fazendo jus a um homem que se dedicou nos últimos anos a prestar bons serviços ao estado do Maranhão.

O SENHOR DEPUTADO JÚLIO MENDONÇA – Deputado, conclui. Me conceda 1 minuto de aparte, por favor.

O SENHOR DEPUTADO CLÁUDIO CUNHA - Pois não, deputado Júlio.

O SENHOR DEPUTADO JÚLIO MENDONÇA (aparte) - Deputado Cláudio Cunha, eu quero parabenizá-lo pela excelente defesa, colocando a figura pública para além da questão pessoal. Eu, particularmente, em vários momentos, divergi do senhor Ricardo Cappelli. Discutimos, divergimos. Mas o que está aqui sendo colocado por V. Ex.ª é o homem público e o serviço prestado pelo Maranhão. Eu acho que essa Casa precisa analisar não sob a ótica da relação pessoal ou de uma casualidade. É necessário compreendermos qual o papel desta Casa e, nesse sentido, eu acho que o senhor está de parabéns com a defesa porque está falando da pessoa pública e do serviço prestado pelo Maranhão.

A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO (aparte) – Deputado Cláudio Cunha, um aparte, por favor. Eu quero aqui dizer que eu não tive nenhum problema pessoal com o Ricardo Cappelli, de maneira nenhuma. O que eu estou falando é que eu sofri violência política enquanto mulher. Teve um tempo no governo Flávio Dino em que ele ficou responsável pela questão das emendas impositivas. E o que tem a ver com problemas pessoais? Eu não estou falando de problema pessoal, Deputado Julinho, eu estou falando da questão de política, da questão do meu mandato, pois ele me inviabilizou e não foram pagas as minhas emendas. Então, se esta Casa tem respeito pelas mulheres e pretende melhorar a questão da participação da mulher na política, então não vote a favor da aprovação do título de cidadão a esse senhor. É somente isso. O que tem a ver problema pessoal aqui? Não estou falando de problema pessoal, eu estou falando dentro do meu mandato, de uma situação que aconteceu para serem liberadas as minhas emendas impositivas e mesmo as impositivas que não foram pagas aqui no estado do Maranhão. Não tem nada a ver com problema pessoal, é problema realmente de cunho político.

O SENHOR DEPUTADO CLÁUDIO CUNHA – Deputada, há pluralidade e a gente aceita os seus argumentos, mas quero dizer também que eu fui presidente de um consórcio de prefeitos na região do litoral que acaba de ser beneficiada pelo então Governador Flávio Dino e pelo então atual Governador Brandão. Fui presidente do Conguarás, procurei o Ricardo Capelli 50 mil vezes, ele nunca me atendeu, mas não é por isso que vou me omitir de reconhecer o grande trabalho que ele exerceu dentro deste estado.

O SENHOR DEPUTADO RAFAEL LEITOA (aparte) - Deputado Cláudio Cunha, primeiro cumprimentar V. Ex.ª pela autoria do projeto de lei. De fato, o Secretário Ricardo Capelli, hoje Secretário-Executivo do Ministro da Justiça, fez um grande papel no Maranhão. Parabenizar a V. Ex.ª pela iniciativa, ao tempo também que cumprimento o Deputado Rodrigo Lago pelo Projeto de Resolução que concede a Medalha Manuel Beckman. Ricardo não fez só apenas um trabalho no Maranhão, mas também ajuda muito hoje o Ministro Flávio Dino conduzindo e ajudando as políticas públicas inerentes ao Ministério. Quando secretário da Comunicação aqui no estado do Maranhão, conseguiu de fato fazer com que o povo do Maranhão tivesse as informações necessárias do governo. Ajudou muito a conduzir também a eleição e na recondução ao governo do Governador Carlos Brandão. Então, são muito meritórias as duas homenagens: primeiro, a do Título de Cidadão Maranhense e, segundo, a Medalha Manuel Beckman, maior honraria do Poder Legislativo do Estado do Maranhão. Alguém que tanto contribuiu para o nosso Estado e hoje contribui para o Brasil tem sua importância dentro do governo Lula e, com certeza, tem sim, no seu coração, o Maranhão sempre em suas defesas que faz em Brasília e no próprio governo aqui na relação parlamentar que teve durante esse período. Como líder da bancada do governo Flávio Dino, a gente tinha uma excelente relação e muito ajudou também os deputados estaduais aqui do nosso Estado. Então, parabéns, Deputado Cláudio Cunha, pela iniciativa. Obrigado.

O SENHOR DEPUTADO CLÁUDIO CUNHA – Obrigado. Deputado Carlos Lula, pois não.

O SENHOR PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DEPUTADO RODRIGO LAGO - Deputada Mical, eu pediria que V. Ex.ª desligasse o microfone que está atrapalhando os apartes e o orador que está na tribuna. V. Ex.ª terá a oportunidade de fazer a discussão e vai ter a oportunidade de manifestar seu voto também. Então eu pediria que houvesse respeito aos colegas deputados. Vários colegas querendo apartear o Deputado Cláudio Cunha, e V. Ex.ª já o fez, já exerceu seu direito regimental. Agradeço a deputada Mical.

O SENHOR DEPUTADO CARLOS LULA (aparte) - Deputado Cláudio, eu quero parabenizar a proposição de V. Excelência. Me parece que faz justiça ao trabalho desenvolvido pelo Ricardo Cappelli pelo Maranhão e pelo Brasil. A gente sabe que ele foi secretário nos últimos anos aqui no estado do Maranhão. A despeito de tudo, fez um excelente trabalho por onde passou. Agora está no Ministério da Justiça e, desde janeiro, tem mostrado ao Brasil o que ele já havia desenvolvido no Maranhão. Ele não só é Secretário-Executivo do Ministério da Justiça, mas foi interventor no governo do Distrito Federal. Assumiu o GSI e está fazendo a concertação exatamente para que a gente não tenha mais atrito ainda envolvendo essa relação entre civis e militares. Volta agora ao Ministério da Justiça, e tenho certeza que vai continuar fazendo um grande trabalho pelo Brasil. O reconhecimento, inclusive, da medalha ou do título posterior a sua passagem e, ainda mais, de V. Ex.ª, que faz parte de um partido que nem da base do governo federal é. É importante reconhecer e dizer que, de fato, a gente está aqui adotando uma conduta de reconhecer o trabalho do Ricardo Cappelli, o que ele desenvolveu pelo estado. Então me parece ser meritório. Eu quero parabenizar V. Ex.ª, que tem sido um grande parlamentar e é mais uma grande proposição que V. Ex.ª faz aqui nessa Casa.

O SENHOR DEPUTADO CLÁUDIO CUNHA - Obrigado, muito obrigado, Presidente. Sem mais discussões, podemos encerrar?

O SENHOR PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DEPUTADO RODRIGO LAGO - Sem mais oradores? Deputado Roberto Costa.

O SENHOR DEPUTADO ROBERTO COSTA (aparte) - Senhor Presidente, eu quero aqui rapidamente também elogiar o Deputado Cláudio Cunha por sua indicação de Título de Cidadão Maranhense ao Cappelli. O Cappelli tem uma história já de apoio, de ajuda ao Maranhão. Antes mesmo de ser Secretário aqui de Comunicação do Governo, Cappelli foi Secretário também em Brasília, da representação em Brasília do Governo do Estado, onde ajudou o Estado na busca, inclusive naquele momento de dificuldade, de recursos para o Maranhão. O Cappelli teve um papel importante também no Maranhão aqui em 1999, ainda quando estudante e candidato a presidente da UNE. Conheci Cappelli aqui no Maranhão fazendo um trabalho, dando um suporte naquele tempo ao Movimento Estudantil dentro do nosso estado e, depois de tudo isso, depois da sua contribuição junto ao governo do Senador Flávio Dino, o Cappelli assumiu uma responsabilidade das mais importantes não apenas para o Maranhão, mas para o Brasil. No momento em que Cappelli assumiu aquela intervenção em Brasília, ele deu mais uma demonstração da sua capacidade de amor, de carinho. Também o Maranhão se sentia representado pela relação que o Cappelli já construiu no Estado do Maranhão. Eu quero dizer da nossa alegria, da nossa felicidade de termos, hoje, essa oportunidade de fazermos uma justa homenagem a uma figura que tem contribuído com o nosso estado, que é o Ricardo Cappelli. Parabéns, Deputado.

O SENHOR DEPUTADO CLÁUDIO CUNHA – Sem mais parlamentares para fazer o aparte, a gente fez esse projeto de lei um objetivo de dar ao Cappelli esse Título de Cidadão Maranhense, pelo longo serviço prestado que tem desenvolvido, nos últimos anos, em favor do Estado do Maranhão. Muito obrigado.

+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA