27/06/2023 - Discussão de Projeto Fernando Braide Fernando Braide

Fernando Salim Braide

Aniversário: 04/11
Profissão: Empresário

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O SENHOR DEPUTADO FERNANDO BRAIDE (sem revisão do orador) - Bom dia, Presidente, agradeço, mais uma vez, a oportunidade. O tema agora que eu venho tratar é sobre o esporte eletrônico. Tema esse que vem crescendo cada vez mais no mundo e, principalmente, aqui em nosso país, no Brasil, e, claro, que a gente não pode deixar o nosso estado Maranhão ficar de fora de uma oportunidade dessa muito grande. Andei pesquisando e eu vi uma consultoria chamada NewZoo, que é uma consultoria mundial e eu vi uns números assim, que são exorbitantes pelo tamanho da grandeza que se fala. O Brasil é o quinto maior país no setor de games e quantidade de consumidores. São mais de cem milhões de pessoas aqui envolvidos na questão dos games e, claro, que é onde começa pelos games, depois vai se passando para o esporte eletrônico, tratando também como uma questão de amador e profissional. Começa pelo entretenimento, daí vai se criando o gosto, vai criando aptidão e se desenvolve até pela carreira profissional. O número que mais me chamou atenção dessa Consultoria é que, no ano de 2022, foram gastos quase R$ 15 bilhões. O mercado movimentou em nosso país mais ou menos R$ 15 bilhões sem contar a compra de jogos e consoles, realmente o que foi gasto no mercado após a pessoa ter os jogos, que é são os sistemas pay to win, os benefícios que os jogos têm e outros agregados do mercado. Isso colocou o Brasil em 10º lugar nessa questão do mercado de games. Outra consultoria também cujos dados eu andei pesquisando foi da pesquisa Game Brasil, que está na 10ª edição, que é a referência nacional que temos aqui em nosso país. A questão dos jogos eletrônicos está presente em mais de 70% da população brasileira, isso significa que, a cada 10 pessoas, 7 têm algum tipo de jogo eletrônico, principalmente no celular, e em quantidades menores nos computadores e nos consoles. Sobre a questão dos jogadores, 58% acreditam que o jogo eletrônico pode se tornar uma profissão, pode ser inserido no mercado de trabalho. Quando se fala em profissão envolvendo esporte eletrônico, não quer só dizer o jogador propriamente dito, o pró-player, mas também todo a cadeia que envolve a criação de conteúdo de jogos, publicação ou marketing, programação, efeitos visuais, arte, ilustração ou animação de jogos. Além desses, tem as atividades complementares também que os jogadores precisam, como nutricionista, fisioterapeuta, psicólogos, enfim, é toda uma cadeia envolvida no mercado dos games. E o mais interessante de tudo isso é que é uma questão democrática, ou seja, qualquer pessoa consegue participar, qualquer pessoa consegue jogar. Os jogos aqui são divididos pela pesquisa praticamente sendo metade homem e metade mulheres da população envolvida no esporte eletrônico, nos jogos eletrônicos. É uma questão também de inclusão social, porque praticamente todos conseguem estar envolvidos e ter algum tipo de esporte em torno dos jogos. Até é provado pela consultoria e pelos dados que não é uma questão só do público jovem ou do público que tem uma renda mais alta. A consultoria divide e faz essa pesquisa também onde é muito pulverizado, onde são pessoas de várias idades que estão nos jogos eletrônicos, que fazem parte do esporte eletrônico. Assim também como a classe social que vai do mais baixo ao mais rico, todos estão inseridos nos jogos e nos esportes eletrônicos. Então é uma questão muito democrática, e temos como avançar muito aqui em nosso estado. Nosso estado agora que vem criando a Federação Maranhense de Esporte Eletrônico. Está avançado. Provavelmente, até o próximo mês, pode ser que já esteja instalado. Nós temos também times aqui em nosso estado. Tem o time da Kapa, tem o time do Revo. Agradeço aqui também a presença do Milton, do Hugo, do João Victor, tem outro companheiro ali que eu peço desculpas por ter esquecido o nome dele. Aqui no Maranhão, também nós temos dois esportistas que são referência nacional e até internacional, tem o Fixa, que é campeão mundial de FreeFire, no ano de 2019, pelo time do Corinthians. Esses mesmos times de futebol que a gente gosta de acompanhar e de assistir também já têm evoluído e partido para o esporte eletrônico. Temos também aqui o Lucas Mariano, campeão mundial, em 2019 e agora em 2023, de Crossfire. Então, assim, é um esporte que vem crescendo muito mundialmente e no país, então não podemos deixar o nosso estado ficar de fora dessa oportunidade imensa que nós temos. Projeto esse que foi criado a partir de conversa com amigos, eu também gosto de jogos eletrônicos, gosto do esporte eletrônico, e foi avançando cada vez mais. Alguns amigos foram me apresentando para o pessoal que faz aqui os jogos, que organizam os jogos, para os times que têm também, que fazem a contribuição. A gente já teve também a presença da primeira-dama em eventos desses esportivos. Então nós temos um nicho, uma área muito grande de avanço aqui com o nosso Estado. Projeto esse que já foi aprovado em primeiro turno e agora com a ajuda dos companheiros também será aprovado em segundo turno. Aproveito para agradecer o Relator da Comissão de Constituição e Justiça, o Deputado Florêncio Neto, e também aqui o Deputado Júlio Mendonça, que foi o Relator do Projeto na Comissão de Assuntos Econômicos. Conto com todos pela aprovação do projeto e também peço o apoio do Governador do Estado para que o projeto seja sancionado e, mais do que isso, também seja incentivado aqui em nosso estado para que a gente possa ter mais esse avanço em nosso estado, que vai ajudar com o desenvolvimento econômico. Pauta essa que trago desde o meu período de campanha. Faço questão de trazer também toda semana durante o meu mandado e durante a semana também. Ao longo do mandato estarei sempre trazendo aqui mais informações sobre o esporte eletrônico e outros eventos de desenvolvimento econômico do nosso estado. Muito obrigado, Presidente. Um grande abraço a todos e agradeço aqui a presença dos amigos que vieram aqui e também os que não puderam estar presente, mas, com certeza, também estão acompanhando online aqui a aprovação do projeto. Muito obrigado, tenham todos um ótimo dia.

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