05/07/2023 - Tempo dos Blocos Júnior Cascaria Júnior Cascaria

Augusto Inácio Pinheiro Júnior

Aniversário: 08/07
Profissão: Empresário

Discurso - download do áudio



O SENHOR DEPUTADO JÚNIOR CASCARIA (sem revisão do orador) - Senhor presidente, caros deputados e deputadas, internautas, servidores desta Casa. O que me traz aqui, mais uma vez, é para falar um pouco do meu projeto de lei. Aqui na Assembleia Legislativa, defendo a bandeira da doença mental. Apresentei à Mesa Diretora o projeto de lei que constitui a Semana Estadual de Conscientização e Prevenção da Síndrome de Transtorno do Pânico, a ser realizado na segunda semana do mês de outubro. Viver sem pânico! Deputado Neto, hoje, segundo a Organização Mundial de Saúde, de 2% a 4% da população mundial sofre de transtorno do pânico. E no Brasil, a síndrome do pânico já atinge mais de 6 milhões de pessoas. Então, depois da pandemia, creio que esse índice cresceu muito mais. E é por isso, Deputado Neto, que eu defendo essa bandeira. Sei que Vossa Excelência também luta pela mesma bandeira, na mesma linha para que o nosso Brasil, nosso Maranhão melhore mais ainda, para que o nosso povo, as nossas pessoas tenham mais momentos bons. Depois da pandemia, o que veio mesmo para cá foi essa síndrome do pânico, o autismo cresceu bastante. E nós estamos aqui defendendo essa bandeira. Esse meu projeto de lei já foi apreciado pela CCJ e espero chegar aqui à Casa com o apoio e com a votação dos colegas deputados. Vamos aprovar, porque é de grande importância para o nosso estado do Maranhão.

O SENHOR DEPUTADO NETO EVANGELISTA - Queria que Vossa Excelência me concedesse um aparte, Deputado Júnior Cascaria?

O SENHOR DEPUTADO JÚNIOR CASCARIA – Pois não.

O SENHOR DEPUTADO NETO EVANGELISTA (aparte) – Vossa Excelência traz um tema muito importante e pertinente à tribuna desta Casa, ao Plenário desta Assembleia Legislativa, Deputado Júnior, e no momento adequado. É um tema que tem tomado de conta da cabeça de muitos jovens, sobretudo. Nós já temos várias vítimas dessas doenças mentais, da ansiedade, da depressão, da síndrome do pânico, e é necessário que esta Casa debata, de fato, essa situação. Debata e busque soluções, inclusive, que nós possamos debater com a Secretaria de Estado da Educação, a Seduc, medidas necessárias para acompanhamento psicológico dentro das escolas. Porque lá tem nascido muita coisa. Hoje, os meios de comunicação não são mais os mesmos de antigamente. Hoje, o meio de comunicação está na palma da mão dos jovens, é muita informação no dia a dia, no final do dia, o jovem não sabe direito, nós mesmos. Não sabemos direito tudo que nós lemos durante o dia porque é muita informação nós somos bombardeados demais. Isso obviamente vai levando cada vez mais a algumas doenças mentais, então, Vossa Excelência, como um deputado diligente, um deputado participativo, um deputado que tem a sua atuação voltada aos seus municípios, mas tem sua atuação voltada também ao bem-estar de toda população do estado do Maranhão, traz um tema oportuno e necessário para o debate nessa Casa Legislativa que parabenizo V. Ex.ª por discutir um tema tão importante e necessário para a população do nosso estado.

O SENHOR DEPUTADO JÚNIOR CASCARIA – Obrigado, deputado Neto, obrigado mesmo. É temos que ver mesmo a rede de ensino da educação, a própria Polícia Militar, tive vários problemas aí, suicídio, enfim, é nós temos mesmo, que já cobrei, vou estar junto com o governador Carlos Brandão, pedindo também o apoio para que a gente consiga reestruturar os CAPS do estado do Maranhão, está em decadência, tem muitos municípios aí que os CAPS estão abandonados. E essa bandeira tem que ser levantada, tem que ser erguida. E é por isso que eu conto com apoio de todos os deputados estaduais e do governo do Estado do Maranhão, meu muito obrigado.

+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA