06/03/2024 - Pequeno Expediente Mical Damasceno Mical Damasceno


Aniversário: 14/01
Profissão: Administradora

Discurso - download do áudio



A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO (sem revisão da oradora) – A Deus seja Glória! Sra. Presidente, deputados e deputadas, eu vou iniciar a minha fala, de uma forma, me relembrando aí todas as vezes que eu estou em Viana, eu acordo com a voz, com o som, na verdade, do carro de som dizendo assim: hoje é hoje, é hoje, e eu estou aqui dizendo aqui que é hoje para a glória do Senhor Jesus, que vamos comemorar, mais uma vez, aqui dentro desta Casa a fundação do Círculo de Oração. Se tem algum motivo, no mês de março, para eu comemorar com as minhas irmãs na fé, é a fundação do Círculo de Oração. Oração que a gente sabe que tem muitos efeitos quando ela é feita pela graça de Deus, e também quando a gente pede e quando a gente faz a oração em nome do Senhor Jesus. E como é que a oração é feita? A oração não é feita assim de uma forma sem organização, a oração ela é dividida em três etapas. A oração exalta, ela inicia, primeiramente, exaltando o nome do Senhor Jesus, como o Senhor Jesus deixou ensinando a forma, a forma de como deve orar, não quer dizer que todas as vezes deveríamos orar da forma como ele expressou, apenas foi uma ideia. Então, primeiro, se exalta a Deus. Segundo ponto: você vai se humilhar, então, exaltação, humilhação, de que forma? Reconhecendo que é pecador, reconhecendo a sua dependência em Deus, e também entendendo que o único intercessor entre Deus e os homens é Jesus Cristo, o Salvador. Terceira forma da oração, você vai elencar as suas petições ao Senhor Jesus e daí, então, encerrar a sua oração em nome do senhor Jesus. Então, hoje nós vamos fazer, às 14 horas, nós colocamos nesse horário para começar a nos organizar, vamos estar aqui com esse plenário repleto de mulheres e de qualquer pessoa que queira vir, que professa a mesma fé nossa ou independente de credo, mas que venha que nós estamos aqui com esta Casa aberta para glorificar o nome do Senhor Jesus. Eu acordei hoje cedo, muito cedo, era mais ou menos umas 3h30 da manhã, e coloquei alguns pontos que eu estava lendo: qual o efeito da oração? A oração é comunicar a Deus pensamentos, sentimentos e anseios. A oração é entregar a Deus suas preocupações, para que ele possa carregar esse fardo por você. A oração também é um ato de fé, crendo que Deus vai ouvir e responder. A oração também é achegar-se a Deus, porque nele você se alegra. Amém. Reforço o convite para todas as mulheres que estão aqui na capital e todas as irmãs, independente de denominação, de credo. Venha para este momento indelével, porque o círculo de oração iniciou esse trabalho, no estado do Pernambuco, pela nossa irmã Albertina, quando ela se deparou com uma situação que a sua filha estava já despachada dos médicos, e ela teve a ideia de reunir um grupo de irmãs e começou a fazer oração, e o Senhor Jesus respondeu a oração, e ela recebeu o milagre da sua filha Zuleide. Eu estou muito feliz! Mudando de assunto aqui, presidente, V. Ex.ª me dá mais uns minutos? Eu quero aqui dizer para as nossas amigas, mulheres e maranhense, que se fala muito, no mês de março, que traz o Dia Internacional da Mulher, e eu vim aqui de propósito com essa roupa pink, porque fica a cor predominante, mas eu quero aqui dizer que, dentro desta Assembleia Legislativa, não há por que se comemorar o Dia Internacional Da Mulher, por quê? Porque, na verdade, as pautas que hoje as mulheres defendem, e que muitos também atrapalham, por exemplo, existem muitas pessoas que atrapalham a questão da mulher no espaço de poder, está aqui a prova, pois, depois que a presidente Iracema assumiu a presidência desta Assembleia Legislativa, já foram três vezes tendo intermediações de querer comandar, não querer respeitar esse espaço de poder que ela conseguiu. São mais de 188 anos que não existia uma mulher no Parlamento e, quando chegou esta mulher a assumir, aí de vez em quando vêm interferências aqui. Já é a terceira vez. Então o presente que deram para a Presidente Iracema Vale no mês de março, onde muitas mulheres conquistaram seus espaços, está aqui o presente que deram para ela, interferência vindo lá do STF, fora as outras interferências. Sendo que nunca houve. Todo mundo já estava acomodado com a Constituição Estadual, que estava regendo, e aí todas as vezes que foram indicados, a pessoa para ser o Conselheiro do TSE, outrora, antes não havia essa interferência, mas foi só a mulher assumir o poder, está aí o presente que ela ganhou. Então se fala muito na questão...

A SENHORA PRESIDENTE DEPUTADA IRACEMA VALE – Conclua, Deputada.

A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO - Já vou encerrar, Presidente... Dessa unidade. Vamos mostrar a união agora. Presidente, o meu recado aqui que eu deixo para V. Exa. nesta manhã, deixa o pau torar, não ceda, não negocie, porque a senhora tem que mostrar que é uma mulher de ferro, porque, se a senhora ceder, todas as vezes vai virar sabe o quê? Rotina de interferência aqui dentro dessa Casa. Esse é o meu recado, dizer que houve uma falta de respeito com uma mulher, uma mulher que quando eu cheguei, Presidente, já estou concluindo, que eu cheguei na região dela, foi a região mais difícil, porque ela é carismática. E daí, então, a gente sabe da liderança que ela tem. Mas quando agora ela, nessa Casa, todo mundo quer mandar, todo mundo quer mandar. E não é isso. Vamos respeitar. Mês de março, o presente da nossa querida Presidente Iracema foi uma interferência vindo lá do STF. Isso é uma tristeza e deixa aqui o meu repúdio nessa questão de tanto se defender e lutar pelo Dia Internacional da Mulher. São essas as minhas palavras, Senhora Presidente. Muito obrigada.

+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA