06/03/2024 - Tempo dos Blocos Ricardo Seidel Ricardo Seidel

Ricardo Seidel Guimarães

Aniversário: 03/05
Profissão: Professor

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O SENHOR DEPUTADO RICARDO SEIDEL (sem revisão do orador) – Deputados, Senhoras e Senhores, que se encontram aqui na plenária, subo a essa tribuna pra falar de uma causa no qual militamos durante anos na cidade de Imperatriz e em outras cidades, que é a situação do motorista de aplicativo. Ao ver o PL que está tramitando no Congresso Nacional, nós vimos muitas divergências da realidade que acontece no dia a dia do motorista de aplicativo. Quando nós observamos que o valor mínimo pago por hora trabalhada está em R$ 32, entendam é hora corrida, ou seja, motorista em si não vai receber R$ 32 por estar dentro do carro com o aplicativo ligado. Ele vai receber R$ 32 por uma corrida por 1 h andando no carro com o passageiro. Fiz o teste, agora há pouco, onde eu liguei o meu aplicativo e coloquei a Litorânea, daqui para lá dá 10 minutos e o custo de R$ 13 a R$ 15, dependendo da dinâmica. Se 10 minutos é R$ 13,00, 13 vezes 60 que equivale a uma hora, ultrapassa, sim, o valor que o governo está colocando em um acordo com o sindicato e um acordo com a próprias empresas de APP R$ 32, isso vai diminuir, drasticamente, o ganho dos motoristas de aplicativo. Chegando a se tornar absurdo, chegando a se tornar irrisório, de acordo com o que se tem em depreciação do veículo, em combustível e manutenção da corrida, vai inviabilizar um serviço que só a Imperatriz, quando eu fiz a lei de regulamentação da UBER, nós temos a nossa base cadastral de motoristas de aplicativo, veículo. em 2500 a 3200 motoristas de aplicativo, nós vamos ver uma mão de obra que está funcionando, onde o motorista de aplicativo recebe hoje de 2000 a R$ 5000, mês, e motorista de moto UBER moto aplicativo recebe também essa faixa de 3000 a R$ 4000, por mês. Nós vamos ver uma categoria de motorista por transporte de aplicativo e começar a um esfriamento, começar a uma diminuição, começar a derrubada dos ganhos. E isso vai elevar a dinâmica, porque quando se diminui o número de motorista eleva-se a dinâmica, vai acabar encarecendo a corrida e inviabilizando o transporte, por aplicativo, em todo o território nacional. Subo a essa tribuna pra pedir pra que os deputados federais analisem com muita atenção, não converse só com o sindicato, não converse só com o governo, não converse só com as representações, converse com o motorista, entre dentro do carro, faça o cálculo, vá até a base, eu na condição de vereador, como estava há dias, a gente tem o costume de conversar lá na ponta. E eu creio que esta conversa vai fazer vocês entenderem, os deputados federais, o que é, de fato, está acontecendo sobre esse PL, uma situação que fica como crítica a esse PL que você não vê nenhum incentivo com relação a desconto do IPVA, à possibilidade do desconto do IPVA, à possibilidade da isenção na compra do veículo, assim como já é praticado para taxistas. Você não vê esse tipo de incentivo que, de fato, mudaria, sim, a vida do motorista de aplicativo que, em sua grande maioria, hoje transita com carros alugados por não ter condições necessárias de adquirir o seu veículo. Não poderia deixar de subir a esta tribuna e fazer essa fala referente ao conhecimento, à proximidade, à militância de anos, às leis que já elaboramos em níveis municipais. Fomos a primeira cidade do Nordeste, Imperatriz, na condição de vereador, a elaborar a lei de autorização, a lei de regulamentação ao transporte por aplicativo. Essa lei nós espalhamos aí pelo menos para 50 cidades do Brasil afora. Vereadores entraram em contato com o nosso gabinete, e pudemos compartilhar a referida lei que conseguimos construir na cidade de Imperatriz. Com essa expertise, com essa proximidade, com essa representação da categoria, subo a esta tribuna, faço essa fala, faço essa crítica. O ganho, a cada dia, do motorista de aplicativo está pequeno. Retirar 7,5% do lucro que ele tem, e o lucro não é muito, o lucro gira em torno de 25% de uma corrida, porque você tem depreciação, você tem combustível, você tem a taxa do próprio aplicativo, que é uma taxa exorbitante comparável àquilo que o motorista desempenha como papel no transporte de passageiro. Então, subo a esta tribuna para trazer a realidade clara e consistente daquilo que temos construído, ao longo dos anos, em representação dessa categoria. E Deus abençoe. Essa é minha fala. Muito obrigado.

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