10/04/2024 - Tempo dos Blocos Júlio Mendonça Júlio Mendonça

Júlio Mendonça

Aniversário: 20/02
Profissão: Médico veterinário

Discurso - download do áudio



O SENHOR DEPUTADO JÚLIO MENDONÇA (sem revisão do orador) - Senhora Presidente talvez eu não utilize nem os 10 minutos. De fato, a Assembleia é muito rica, deputado Antônio Pereira, e a importância da Assembleia, desse debate para a população do Maranhão, deputado Rodrigo, é muito grande, mas eu fico até, deputado Arnaldo, preocupado em fugir do tema, mas eu quero falar de outro tema, que é tão importante quanto esse. Hoje, na nossa reunião da Comissão de Assuntos Econômicos, Senhora Presidente, nós recebemos aqui a FIEMA, SEINC e também o IMESC, para tratar da política de industrialização do nosso estado do Maranhão. Um setor de fundamental importância para o desenvolvimento do estado. Um setor que sem ele nós não conseguiremos dar os passos necessários para o desenvolvimento. Quero chamar aqui a atenção dos deputados e deputadas, porque, às vezes, a gente que não dá a devida atenção. E na semana passada, ajudamos a provocar um debate intenso sobre a homenagem aos movimentos sociais. E agora nós chamamos atenção para o debate da indústria no estado, geração de emprego e renda. E aqui nós recebemos esses atores que ajudam no processo de industrialização, e, às vezes, a gente fica nos perguntando como será o futuro do Maranhão, se não considerarmos a relevância do nosso parque industrial? E ontem, escutando o Deputado Marreca, ele trouxe aqui a importância das instalações da INPASA, que é a indústria de processamento de grãos que está sendo instalada agora em Balsas, inclusive com a presença do Governador Brandão, Deputada Iracema. E nós queremos fazer, inclusive, um requerimento, através da Comissão de Assuntos Econômicos, que a gente possa fazer, que esses deputados aqui possam fazer uma visita formal às instalações da INPASA, que pode ser até no período da agroindústria, da Agrobalsas, mas que possamos conhecer as instalações fomentadas pelo Governo do Estado, fomentadas pelo Governador Carlos Brandão, que esta Casa possa fazer essa visita e que possamos, de fato, conhecer de perto. Aqui está a Deputada Viviane, que é lá de Balsas, que possa fazer visita lá em Balsas e a gente conhecer as instalações da INPASA. Será muito bom, para que a gente possa...

A SENHORA DEPUTADA DRA. VIVIANNE – Conceda-me um aparte, Deputado?

O SENHOR DEPUTADO JOTA PINTO – Pois não, Deputada.

A SENHORA DEPUTADA DRA. VIVIANNE (aparte) – Em primeiro lugar, assim, eu queria falar que sempre foi um sonho da gente poder verticalizar a economia de Balsas. Essa agroindústria era muito pensada para nossa cidade, porque a gente sabe que a gente tem a matéria prima. O agronegócio é muito forte, mas a gente tinha todo potencial de transformar essa matéria prima, deixando essa riqueza, deixando essa geração de emprego onde tem ela e verticalizando, assim, a nossa economia. Então foi muito boa a visita ontem lá. A gente quer agradecer o Governador Carlos Brandão por ter dado todos os incentivos para que a INPASA viesse para o Maranhão, assim como nosso prefeito Dr. Eric também dando também todos os incentivos para que viesse para a nossa cidade de Balsas. Mas nada não teria, ainda assim, mesmo assim, Balsas já tinha sido escolhida, devido à matéria prima já estar lá, devido ao poder pujante do agronegócio e das condições, digamos assim, do meio estar propício para a instalação dessa agroindústria na nossa cidade. E também dizer, assim como eu disse no discurso lá, ontem, no IEMA, lá em Balsas, amanhã ainda vou me pronunciar sobre essa visita, porque eu cheguei hoje pela manhã e tenho que organizar minhas ideias, Deputado Júlio, dizer que, devido eu não estava presencialmente aqui na votação dos movimentos sociais, e dizer que, embora eu seja contra o MST, eu sou da área do agronegócio. Eu respeito a sua posição de fazer uma sessão solene e eu peço a Casa aqui para que não fique deturpando as coisas, porque o que eu acho que estava naquela sessão não era a votação se o deputado era contra ou a favor do MST e, sim, só um minuto, se você tinha direito a fazer uma sessão solene. Então porque eu estava lá, eu entendi isso. Eu estava remotamente lá e eu entendi que era isso. E os meus adversários ficam querendo colocar que eu fui a única deputada que, ainda em campanha, gravei vídeo falando sobre o agronegócio, porque eu tenho posição e eu sei que o agronegócio, eu sou a favor dos grandes e pequenos produtores. Eu sonho que um dia o Estado do Maranhão seja como o Estado do Rio Grande do Sul, onde grandes e pequenos possam conviver e tenham o direito à sua propriedade, à sua renda, tanto grandes como pequenos. Então, eu queria falar isso e também falar, já que Balsas entrou na pauta da saúde, como presidente da Comissão de Saúde, eu vou aproveitar aqui, não sei se dá para falar, senão deixo para falar amanhã sobre isso.

O SENHOR DEPUTADO JÚLIO MENDONÇA - Eu agradeço muito, porque o meu tempo está correndo aqui, e a senhora com certeza, muito obrigado pelo aparte, eu lhe agradeço muito, mas porque que eu protocolei, deputado Roberto, falei nos movimentos sociais e falei, deputado Rodrigo, da INPASA, porque eu quero falar também que protocolei um projeto de lei sobre política de valorização, deputada Vivianne, dos frutos do cerrado, deputado Rodrigo, V. Ex.ª conhece muito bem, o senhor estava na Safe, quando o senhor ajudou, inclusive, a agroindústria de Bacabeira que beneficia os frutos do cerrado. Nós precisamos entender, sem preconceitos, que é possível o desenvolvimento do agronegócio, mas respeitando também as potencialidades das matas nativas, como os frutos do cerrado, deputado Arnaldo, o senhor que é do sertão, deputado Ricardo Arruda, lá em Mangabeiras, a produção de cajazinho e de outras frutas, como acerola. Mangabeira, Loreto e outros municípios. É uma realidade. Já faz mais de quatro anos que isso acontece. Então, eu gostaria de protocolar a esta Casa que, nessa mesma visita, os deputados possam fazer para conhecer a INPASA, conhecer também a agroindústria em Mangabeiras. Foi o estado que financiou também, para mostrar que é necessário a gente deixar de demonizar aqui os setores, porque acham que, definitivamente, só um setor tem que ter a excelência do desenvolvimento. Pelo contrário, o Maranhão é um estado plural, e só vamos conseguir fazer esse desenvolvimento se nós valorizarmos as vocações do açaí do Alto Turi, do turismo da Baixada, da castanha do caju de Barreirinhas, do turismo de Barreirinhas, da mandioca de Barreirinhas, enfim, a pluralidade e a beleza que tem este estado. Então, quero agradecer aos deputados da Comissão do Desenvolvimento Econômico que estiveram hoje conosco fazendo esse grande debate sobre esse processo de agroindustrialização do estado. Muito obrigado, presidente.

A SENHORA PRESIDENTE DEPUTADA IRACEMA VALE – Só dizendo ao nosso deputado que fez o requerimento que, até hoje, a Presidência da Casa nunca negou um requerimento de nenhum deputado sobre visita a qualquer instituição, a qualquer lugar, em qualquer momento inclusive. Nós apoiamos os nossos deputados quando forem interferir em problemas de crises fundiárias. Aqui os deputados têm tido apoio total da estrutura da Casa para acompanhar e visitar órgãos, instituições, segmentos sociais, todos de interesse dos deputados.

O SENHOR DEPUTADO JÚLIO MENDONÇA – Deputada, o requerimento vou fazer agora, não estou dizendo que já fiz, mas agradeço inclusive.

A SENHORA PRESIDENTE DEPUTADA IRACEMA VALE – Sim, mas eu estou dizendo antecipadamente a V. Ex.ª que a Casa se manifestou, por maioria absoluta, a favor da homenagem, inclusive com relação aos movimentos socias. A Casa não nega esse tipo de requerimento. Pode fazer com tranquilidade, que a gente aqui vai aprovar, vai apoiar, vai ajudar os deputados nas suas ações parlamentares em qualquer setor. Eu vou aguardar o requerimento de V. Ex.ª.

+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA