09/06/2022 - Pequeno Expediente Hélio Soares Hélio Soares

Hélio Oliveira Soares

Aniversário: 06/06
Profissão: Administrador de Empresas

Discurso - download do áudio



O SENHOR DEPUTADO HÉLIO SOARES (sem revisão do orador) - Senhor Presidente, Mesa Diretora em exercício, hoje na presidência, deputada Thaiza, deputado, meu parente Soares, Zé Inácio, senhoras e senhores, fizemos aqui há uns quinze dias, uma audiência pública, com relação ao transporte do ferryboat, no nosso Estado. Uma audiência tranquila, transparente, todos nós nos comprometemos, o secretário da MOB, Dr. Celso, vários deputados que estão aqui agora neste momento. E nós externamos naquele momento a nossa preocupação com esse transporte que é de fundamental importância para nosso Estado. É indispensável hoje, posso dizer assim, essa trafegabilidade unindo o nosso Estado, a nossa capital principalmente a nossa Baixada e demais cidades que precisam ser trafegadas pela MA-314. A MA-314 começa em Vitória do Mearim e vai até Nunes Freire. A MA-014 com o transporte dessa travessia do ferry liga toda a nossa Baixada oriental, ocidental, enfim, todo o litoral maranhense. Além de servir também para o Médio Mearim que você sai por Vitória do Mearim ligando principalmente quando as nossas estradas ficam deterioradas, que, aliás, só vivem deterioradas as nossas estradas. Há 7 anos que a intrafegabilidade tomou conta das nossas estradas. Se não bastasse, deputado Wellington, Presidente em exercício, quando você tem algum enfermo nas ambulâncias cansado de chegar aqui em São Luís, já a óbito, que não dar tempo de ser socorrido, então transtorno total para nossa sociedade. Nós tivemos a notícia hoje que a embarcação que veio, deputado Wellington você também está acompanhando isso, deputado Zé Inácio, que também é da Baixada ainda não vi deputado Zé Inácio se pronunciar aqui com relação ao ferry. Não tem certificado, certificação deputado, o ferry que teve, deputado Adelmo não pode trafegar, está aí a Marinha supervisionando e não vai ter condições, mais um outro ferry por falta de manutenção ele desgovernou esta semana além de outro também que está em manutenção, manutenção preventiva que já deveria ter sido feito há muito tempo, conclusão: hoje só tem dois ferries, deputado Zé Inácio, você sair agora você não vai conseguir atravessar, mas se bem que você não tem problema, você pega seu avião particular, pega aqui pousa em Bequimão não tem problema de trafegabilidade, nós temos, eu também tenho então...

O SENHOR DEPUTADO ZÉ INÁCIO (Questão de Ordem) – Deputado Hélio, infelizmente esse é Pequeno Expediente, V.Exa. sabe que nós não andamos de avião, já tive de carona com V.Exa. alguma vez eu não tenho essa lembrança, mas não é do costume nosso viajar para a Baixada de avião, V.Exa. sabe muito bem disso, eu levo em consideração a sua capacidade de ser um grande humorista, mas quero que fique registrado, V.Exa. sabe que nós andamos todo o Estado do Maranhão percorrendo, mas de carro.

O SENHOR DEPUTADO HÉLIO SOARES – Aquele em que andamos foi emprestado, porque o seu estava em manutenção, mas, gente, vamos aqui tratar de um assunto de bastante relevância que nos preocupa, Deputado Zé Inácio. Hoje só há dois ferrys funcionando precariamente. Esse outro ferry, tão propagado que vinha para ajudar no restabelecimento desse tráfego, infelizmente, não deu certo, Deputado Wellington, não deu certo, continua pior, porque inviabilizou os outros de serem restabelecidos, contando que a Marinha ia liberar, mas, infelizmente, não liberou e o caos continua, Deputada Thaiza, o caos continua pior ainda nessa travessia. Então não sei, nós temos que nos reunir, a Casa tem que tomar providências, temos que ver os caminhos que nós vamos ter que encontrar para solucionar esse problema tão grave. Eu sou até contra CPI, essas coisas, porque, às vezes, você se altera, mas eu já sou a favor, deputado, sou a favor que se apure isso aí com a maior seriedade, com a maior presteza.

O SENHOR PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DEPUTADO WELLINGTON DO CURSO – Libera um minuto para o Deputado Hélio Soares, que ele está falando da CPI e inclusive já assinou.

O SENHOR DEPUTADO HÉLIO SOARES – Infelizmente, não vejo outra saída, porque parece que o governo brinca com as necessidades dos nossos usuários, não só dos usuários, mas de todos nós. Foi feito um pacto aqui, eu saí até animado, conheço todo mundo da MOB, são pessoas importantes, pessoas boas, notáveis, mas são inoperantes, porque não cumprem e não cumpriram com o que foi estabelecido aqui nesta Casa. Como esta Casa, nossa Assembleia, é a ressonância da população, não há outro caminho, não tem outra instituição para que o usuário possa reclamar. A Casa é a ressonância, como eu tenho falado, da nossa população. A Assembleia é o instrumento institucional que dá proteção a todos os nossos usuários, a todos os cidadãos. Se você se sente prejudicado, sente os seus direitos feridos, tem que procurar as instituições que nos dão cobertura, nos dão garantia para exercermos o nosso estado democrático de direito. Fica aqui mais uma vez, senhoras e senhores deputados, o meu protesto, a minha indignação com o descaso dessa travessia do ferryboat indispensável hoje nos nossos dias. Muito obrigado a todos.

+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA