Parlamentar diz que Timon vive situação de “abandono” administrativo

Agência Assembleia
14/09/2010 00h00 - Atualizado em 14/09/2010 17h00

Parlamentar diz que Timon vive situação de “abandono” administrativo

O deputado Chico Leitoa (PDT) disse, hoje (14), que o município de Timon, localizado a 440 km da capital e administrado pela prefeita Socorro Waquim (PMDB), vive em situação de abandono. Ele citou exemplos de desmantelo administrativo nos setores de educação, limpeza pública e saúde. Na educação, lembrou que, no último dia 10, a juíza substituta da 4ª Vara de Fazenda Pública, Susi Ponte, determinou o bloqueio de 50% dos recursos do FPM e do Fundeb da prefeitura do município para pagar salários atrasados de professores. A decisão atendeu pedido feito pela promotora Selma Regina Martins. “Lamento profundamente porque só em agosto o Fundeb transferiu para a Prefeitura de Timon R$ 4,5 milhões. Desse valor, considerando que pelo menos 60% é para pagamento de pessoal, aproximadamente R$ 3 milhões seriam para pagar os profissionais da educação. Lamentavelmente esses problemas se arrastam desde o ano passado”, disse o pedetista. Chico Leitoa também criticou o serviço de limpeza oferecido pela prefeitura, alvo de reportagem de TV; o de assistência à juventude (o Centro da Juventude do município está funcionando precariamente, segundo ele, porque o governo estadual negar repasse de R$ 600 mil previsto em emenda aprovada na Casa) e o de saúde, considerado por ele “cada vez de mal a pior”. Segundo o deputado, a falta de acerto dos governos do Maranhão e Piauí tem levado Teresina a se negar a atender pacientes oriundos do estado. O deputado parabenizou o Ministério Público pela ação contra a prefeitura e pediu que o órgão “continue acompanhando as ações do governo que estão abusando e as coisas não acontecendo”. “Timon com tantos recursos e o que você vê uma cidade abandonada e os administradores esbanjando riquezas, esbanjando bens, e sinais exteriores de riqueza dos mais variados”, declarou.