Alunos do Adventista conhecem atividades do Parlamento

Agência Assembleia
28/09/2010 00h00 - Atualizado em 05/10/2010 17h13

Alunos do Adventista conhecem atividades do Parlamento

Uma turma de aproximadamente 100 alunos do Colégio Adventista está conhecendo as instalações da Assembleia Legislativa do Maranhão e as atividades inerentes à função parlamentar. Nesta terça-feira (28), 42 deles estiveram na Sala das Comissões, Plenarinho e tiraram suas dúvidas com os deputados Helena Barros Heluy (PT) e Joaquim Nagib Haickel (PMDB). A visita faz parte de um projeto desenvolvido pela escola que visa estimular nos alunos uma maior conscientização política e a real importância do voto, já que uma das atividades do programa será a realização de eleições simuladas. As visitações acontecem em três etapas. A primeira aconteceu na segunda-feira (27), hoje e a última será amanhã, todas com alunos da 9ª série. Na primeira parte da visita eles foram recebidos por alguns técnicos legislativos e o Secretário Geral da Mesa, Bráulio Martins, onde conheceram a chamada Sala das Comissões, onde comumente acontecem reuniões com cidadãos e a entidades representantivas da sociedade para discutir os mais diversos assuntos e buscar a solução mais adequada. Logo a seguir os alunos conheceram os demais ambientes do complexo que constitui a sede da Assembleia Legislativa, dentre eles o Plenário Nagib Haickel. Ali tiraram suas dúvidas de como acontece o processo legislativo e tiveram um longo e produtivo debate com os deputados Helena Heluy e Joaquim Haickel. Dentre as questões abordadas o sistema bicameral (Câmara e Senado) existente no Congresso Nacional, representando os estados e o povo brasileiro, os parlamentos municipais e estaduais, dúvidas sobre os tipos de leis e regimento interno. “O Poder Legislativo, na minha interpretação, talvez seja aquele mais democrático porque é onde é mais fácil para que a população se faça ouvir, seja através de um projeto de lei, seja através das audiências públicas, por exemplo”, disse Haickel. A experiência, segundo a aluna Gláucia Guimarães, de 14 anos, foi extremamente proveitosa. “Aprendi muito a real função da Assembleia Legislativa dentro da Democracia, como analisar o trabalho de um deputado. Foi muito bom estar aqui”, disse ela, que fez vários questionamentos durante o debate, como por exemplo a elaboração do projeto Ficha Limpa.