Arnaldo Melo analisa a desmotivação de eleitores

Segundo o parlamentar alto índice de abstenção das últimas eleições se deve principalmente à imagem negativa de muitos políticos. Deputado pregou a união em defesa do projeto Ficha Limpa como forma de solucionar o problema.

Agência Assembleia
06/10/2010 00h00 - Atualizado em 06/10/2010 16h43

Arnaldo Melo analisa a desmotivação de eleitores

O deputado Arnaldo Melo (PMDB) disse hoje (6) que as eleições deste ano foram diferentes. Segundo ele, a população maranhense nunca esteve tão desmotivada a votar. “Os comícios estavam diferentes, as concentrações estavam diferentes, os discursos dos candidatos estavam diferentes. Isto tudo levou a grande ausência do eleitor na sessão eleitoral”, afirmou. O deputado credita a grande abstenção eleitoral (23,97%) à imagem negativa dos políticos criada pela mídia, o que geraria a desmotivação dos eleitores. Segundo ele, a imprensa sempre destaca pontos negativos “não lembrando” de valorizar os políticos sérios, que dedicam a vida em defesa da causa pública. Citou como exemplo a deputada Helena Heluy (PT), que não concorreu à reeleição. Como forma de melhorar a imagem, Arnaldo Melo defendeu que a classe política se una em defesa da Lei da Ficha Limpa, que proíbe a candidatura de políticos encalacrados com a Justiça. “Não se pode construir um presente e um futuro sem uma [boa] história pregressa”, declarou. Com quase um quarto de eleitores que não foram às urnas, o Maranhão é o líder do ranking nacional de abstenções no pleito deste ano. A marca de 23,97% é mais de dez pontos percentuais superior aos 13,98% de Roraima, que aparece exatamente no outro polo da lista. A média nacional foi de 18,12%. O número das eleições passadas, em 2006, ficou um pouco menor do que agora: 16,75%. O parlamentar agradeceu os votos que recebeu, disse que continuará trabalhando pela aproximação dos governos com as regiões mais carentes do Estado e propôs que a Assembleia distribua melhor o Orçamento estadual contribuindo ainda mais para o desenvolvimento de todo o Maranhão. “Nós só teremos um grande Maranhão quando nós combatermos esse desequilíbrio regional, quando nós entendermos que não adianta uma São Luís maravilhosa, enquanto outras regiões têm um tratamento diferenciado”. SOLIDARIEDADE Ele também lamentou a violência sofrida pela família do deputado Victor Mendes (PV), vítima de assalto. “Quero me solidarizar com vossa excelência e com sua família que passou por esse momento difícil. E dizer que é uma exigência, é imperativo que essa questão seja esclarecida e que fatos como esse não aconteçam no Maranhão. Nós não podemos conviver com esse nível de violência, com essa falta de cidadania”, enfatizou.