Chico Gomes agradece votação e diz que luta vai continuar

Da Assecom / Gab. do dep. Francisco Gomes
18/10/2010 00h00 - Atualizado em 00/00/0000 00h00

Chico Gomes agradece votação e diz que luta vai continuar

O deputado Francisco Gomes (DEM) utilizou a tribuna da Assembléia Legislativa para agradecer aos quase 32 mil eleitores que sufragaram o seu nome nas eleições de outubro, quando tentou a renovação do seu mandato. “Agradeço a todos aqueles que confiaram em mim, que acreditaram nas nossas propostas e nas causas que defendemos durante esses oito anos”. Segundo ele, nos dois mandatos de deputado estadual procurou exercer a política como um sacerdócio, sem dela obter vantagem pessoal, mas apenas lutando para melhorar a vida das pessoas. Prova disso é que o seu patrimônio material se resume a um apartamento onde mora e a um automóvel, que ele já possuía antes de ser deputado. “Estou deixando de ser deputado com esses mesmo bens”. Apesar de não ter se reelegido, Chico Gomes não demonstrou mágoas. Ao contrário disso, enalteceu o fato de ter conquistado os dois mandados de deputados, sem dispor de recursos financeiros, sendo que o último deles fazendo parte da oposição ao governo do Estado (durante a gestão de José Reinaldo Tavares, em 2006). De modo especial, agradeceu a votação consagradora que recebeu do município de Monção, “município ao qual me dediquei, representando e levando para lá emendas que transformaram a vida daquele município”. Ele recordou que em Monção não havia mercado público, “mas por meio de uma emenda nossa, a Prefeitura construiu um centro de abastecimento”. Grande parte do território de Monção ficava isolada, durante o período invernoso. “Aí as estradas vicinais foram construídas interligando, inclusive, uma parte alagada do município de Penalva com Monção. Emocionado e agradecido, foi citando um a um os municípios que votaram com ele. “Cajari também me deu uma votação histórica, igualmente fruto de tudo aquilo que fizemos pelo município”. Destacou Matinha, onde, “lutando contra tudo e contra todos, pois não tinha nenhuma liderança que me apoiasse”, foi, novamente, o candidato mais votado, reflexo de um trabalho de 15 anos, em favor das comunidades rurais e do conjunto da população. Também fez questão de citar Bacurituba, que, apesar de ser um pequeno município, deu a ele expressiva votação. “De resto agradeço a Viana, Pedro do Rosário, Cantanhede, Grajaú, Sítio Novo, Olinda Nova do Maranhão, São João Batista, São Vicente de Férrer, Central, Cedral, Bacuri”. Por fim, lembrou os municípios da Ilha de São Luís, com destaque para a capital e Paço do Lumiar, onde empunhou a bandeira da justiça social, lutando contra os despejos coletivos, e na defesa da regularização fundiária. Mesmo sem mandato, Chico Gomes disse que vai continuar na luta para que todos tenham direito à moradia, saúde, educação e qualidade de vida, “porque que isso faz parte do respeito à dignidade humana”. “Foi essa causa que nos fez deputado; a mesma causa que assumimos desde a juventude e que deverá continuar até o fim dos nossos dias”.