Raimundo Cutrim volta a criticar a Saúde no Maranhão

Deputado criticou a precariedade do sistema de saúde no estado, particularmente em São Luís, justificando a necessidade de reforma e ampliação de 72 unidades de saúde pelo governo.

Nice Moraes
Agência Assembleia
21/10/2010 00h00 - Atualizado em 21/10/2010 16h05

Raimundo Cutrim volta a criticar a Saúde no Maranhão

O deputado Raimundo Cutrim (DEM), em pronunciamento feito hoje (21), na tribuna da Assembleia Legislativa, voltou a falar sobre a precariedade do sistema de saúde no estado. “A situação da saúde em nosso estado é gravíssima e, a maioria dos prefeitos também não tem como abraçar essa causa toda, porque é difícil. Mas, a governadora Roseana já está providenciando melhorias no setor no sentido de amenizar a situação”, disse Cutrim. O deputado destacou a construção de 72 hospitais, reforma e ampliação de vários hospitais do Maranhão. Cutrim disse que esses hospitais vão ser construídos dentro do prazo previsto “e, depois da construção, vamos ajudá-la, para que ela possa ter todos os equipamentos e pessoal necessários para que comece a desafogar também, o atendimento em São Luís”, afirmou Cutrim. Sobre o atendimento da saúde em São Luís, Cutrim voltou a criticar a administração João Castelo, principalmente, sobre os Socorrões I e II. Ele sugeriu à presidente da Comissão de Saúde da Casa, Cleide Coutinho, que os membros dessa comissão faça uma visita a todos os hospitais da rede municipal para verificar a situação. “Vamos fazer uma visita no Socorrão e nos demais hospitais públicos para que a gente possa ver a realidade; ajudar com sugestões e também, verificar se o dinheiro – que é verba federal - está sendo investido dentro daquela finalidade”, afirmou. O deputado Cutrim também disse que o prefeito João Castelo na época da campanha eleitoral “não apresentou nenhum plano de governo escrito, só fala, fala, fala e não está concretizando; não está cumprindo aquilo que falou. Hoje, o que se viu nessa campanha, era emprego do município de São Luís, no Maranhão todo”, denunciou Cutrim. Ele sugeriu ao Ministério Público que acompanhe esse caso para que ele possa pedir a folha de pagamento da prefeitura, no Banco do Brasil, pois, segundo Cutrim “em vários municípios do Estado tem folha de pagamento da prefeitura de São Luís comprando voto; isso aí o Maranhão todo sabe. Matinha é um município pequeno da Baixada, que tem dezenas de pessoas ganhando dinheiro aqui da prefeitura. Em São Luís, grande parte das lideranças tem salários sem saber nem onde fica prefeitura”, finalizou.