Saúde: Cleide sugere que audiência seja realizada em São Luís

Agência Assembleia
21/10/2010 00h00 - Atualizado em 21/10/2010 16h20

Saúde: Cleide sugere que audiência seja realizada em São Luís

A presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputada Cleide Coutinho (PC do B) sugeriu que a audiência pública, aprovada pela Casa, no primeiro semestre, para discutir os problemas de saúde no Maranhão seja realizada em São Luís. A deputada lembra que após o plenário aprovar a realização da audiência – a pedido do deputado Chico Leitoa (PDT) - a Comissão realizou duas reuniões com membros do Ministério da Saúde, em Brasília (DF), e mais outras oito com representantes dos municípios de São Luís, Caxias, Teresina e de Timon. Depois das sucessivas reuniões, Cleide ocupou o grande expediente da Assembleia para tratar da questão. Segundo ela, ficou acordado que o caos na saúde pública é difícil de resolver. “O problema não é só no Maranhão, mas de todo o Brasil”, admite a deputada. A parlamentar observa que o caos pode ser constatado, quando assistimos extensas reportagens, denunciando que centenas de pessoas morrem nas filas de hospitais públicos, por falta de atendimento ou pela indisponibilidade de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). INVESTIGAÇÃO E HUMILHAÇÃO Por outro lado, o deputado Chico Leitoa (PDT) defende que a audiência pública seja realizada no município de Timon para discutir, principalmente as condições de atendimento hospitalar na região dos Cocais. Segundo Leitoa, a situação é tão caótica a ponto do promotor Antônio Borges instaurar procedimento investigativo sobre a questão no município de Timon, que estaria abandonado pelo poder público municipal.