Gardênia apresenta balanço de obras da prefeitura

Deputada rebateu críticas e mostrou inúmeras obras feitas na atual administração da capital, sendo os principais avanços nas áreas de Saúde, Infraestrutura e Saneamento Básico.

Jacqueline Heluy
Agência Assembleia
21/10/2010 00h00 - Atualizado em 21/10/2010 15h46

Gardênia apresenta balanço de obras da prefeitura

A deputada Gardênia Castelo (PSDB) apresentou, nesta quinta-feira (21), um balanço das ações da Prefeitura de São Luís no período de um ano e dez meses da atual administração, notadamente na área da Saúde. Segundo ela, o prefeito João Castelo encontrou uma cidade com muitos problemas, dentre eles, falta de saneamento e infraestrutura precária. “São situações gravíssimas para uma capital que tem hoje um milhão de habitantes e que se vê obrigada a atender às demandas dos municípios de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e de todo o interior do Maranhão”, afirmou. Ela destacou as obras realizadas no Socorrão II, que passou por reforma total da enfermaria, dos serviços de pediatria [em fase de conclusão]; construção de mais 32 leitos e a inauguração do primeiro serviço de ressonância magnética pública do Norte e Nordeste do País. De acordo com Gardênia Castelo, os hospitais Socorrão I e o Socorrão II, muitas vezes criticados de forma injusta como ‘inferno ou depósito de pessoas’, contam com o trabalho de “anjos abnegados”, que são os médicos, enfermeiros e técnicos que estão nos dois hospitais de manhã, tarde, noite e madrugada, atendendo o Maranhão inteiro, com toda dedicação e disposição, realmente fazendo um belíssimo trabalho. “Eu quero aqui me solidarizar com esses abnegados profissionais da saúde, que merecem todo o nosso respeito, porque as dificuldades são muitas”, afirmou. Gardênia elencou várias obras da Prefeitura, com destaque para a reforma completa da Unidade Mista de São Cristóvão, já inaugurada após permanecer oito anos fechada; a reforma e ampliação do Centro de Saúde da Liberdade, que também funcionava de forma precária; reforma do Centro de Especialidade Odontológica da Alemanha; aquisição de 11 ambulâncias novas, zero km com recursos próprios; 10 ambulâncias pelo SAMU; construção de mais duas Unidades de Saúde; reforma do Hospital da Criança, com inauguração prevista para novembro; recuperação de 42 Unidades Básicas de Saúde e a aquisição de um terreno de 90.000 m², próximo à Assembleia para a construção do novo Hospital de Emergência e Urgência, que tanto São Luís clama e precisa. O novo hospital terá 220 leitos, cujo projeto executivo já está pronto e o edital será lançado após a eleição. Gardênia informou que a sua apresentação sobre as ações da Prefeitura na área de Saúde não se trata de discurso, é apenas responsabilidade como parlamentar de lutar por ações que venham melhorar o atendimento hospitalar à população. Ela disse ser lamentável que todas essas unidades fiquem abarrotadas quando em São Luís praticamente todos os hospitais de responsabilidade do Estado estão fechados para reforma. Como exemplo, citou o Pan Diamante, a Unidade Mista da Cidade Operária e o Hospital do Ipem. “É preciso que haja muita responsabilidade dos poderes públicos constituídos. O Executivo estadual e municipal e esta Casa, de mãos dadas, devem achar uma solução para a questão hospitalar que aflige a todo o Maranhão. Saúde não é só construir hospitais, não é só recuperar posto de saúde ou comprar ambulância. Saúde, também, é fazer o que o prefeito João castelo está fazendo e que há muito não se fazia nesta cidade, resgatando a auto estima e a dignidade de um povo”, destacou. SANEAMENTO E INFRAESTRUTURA Gardênia também destaca a obra do canal do Caratatiua, que durante mais de dez anos não passou de uma vala aberta; a recuperação e urbanização e inauguração da avenida Mauro Bezerra. “A gente vê a felicidade do povo que ali mora, que tem seus filhos brincando e que pode caminhar, passar de carro e de bicicleta todos os dias em uma avenida nova que era um canal, completamente interrompido. Isto também é saúde preventiva”. Finalizando, ela destacou, ainda, a avenida Santos Dumont que durante muitos anos ficou interrompida com esgoto a céu aberto e intrafegável. Gardênia garantiu que o prefeito João Castelo e sua equipe, com recursos próprios, foi lá fez o esgoto e assumiu porque a Caema não tomava qualquer providência, ficando inerte por completo e sem fazer absolutamente nada, de braços cruzados. “Foi preciso a Prefeitura intervir e fazer tudo. Esta lá a avenida Santos Dumont inaugurada, pavimentada, iluminada, saneada e funcionando muito bem para todos da cidade”, advertiu. Outras obras importantes estarão em andamento pela Prefeitura, dentre elas, o canal do Portinho, cujos trabalhos já se iniciaram, o canal do Coroado, o canal do Rio Gangan, atingindo toda a área do Turu, a revitalização das Bacias da área Itaqui Bacanga e em breve, o canal do Cohatrac, Cohatrac/Cohab, para cujas obras a Prefeitura já assinou o convênio com o BNDES,com previsão para iniciar após o período eleitoral.