Joaquim Haickel pede união em prol do Centro Histórico

Deputado fez um apelo para que as instituições do Maranhão e a classe política se unam em prol da recuperação do casario histórico da capital maranhense, que está prestes a completar 400 anos.

Waldirene Oliveira
Agência Assembleia
03/11/2010 00h00 - Atualizado em 03/11/2010 17h33

Joaquim Haickel pede união em prol do Centro Histórico

O deputado Joaquim Nagib Haickel (PMDB) lamentou nesta quarta-feira (3), em discurso na Assembleia Legislativa, o estado precário em que se encontra o patrimônio histórico de São Luís. Ele fez um apelo para que as instituições do Maranhão e a classe política se unam em prol da recuperação do casario histórico da capital maranhense. “Neste final de semana, tive o prazer de receber alguns amigos do Sul do país, e um grande desprazer de mostrar-lhes uma São Luís destruída. Para completar esta minha certeza, ao vir para cá ouvindo a rádio Mirante, uma ouvinte fazia a mesma reclamação. Nós precisamos salvar São Luís, essa jovem senhora que completará 400 anos, em 2012”, enfatizou ele. Joaquim Haichel contou que levou o grupo de amigos ao Centro Histórico, para mostrar o casario, e à primeira vista todos ficaram maravilhados com o que viam: casarões, ruas, ruelas, becos, escadarias, ladeiras. “A princípio eles ficaram extasiados porque não têm isso no Sul, mas com o passar do tempo, cerca de duas horas andando pelo Centro da cidade, e a “ficha” foi caindo neles. “A cidade está destruída. Os casarões do Centro Histórico estão abandonados. São algo em torno de 480 imóveis pertencentes ao Governo do Estado, à Prefeitura de São Luís, e o poder público, tanto municipal quanto estadual, nada faz para recuperar esse casario”, afirmou. O parlamentar disse ainda que esteve em San Juan de Puerto Rico, em Cartagena das (Colômbia), uma das mais antigas cidades da América do Sul, que tem mais de 500 anos e está bem conservada. “Olhando minha cidade nesse final de semana, pude ter a certeza do abandono a que nós estamos relegando uma cidade que completará 400 anos em 2012”, acrescentou. Como forma de solucionar o problema, Joaquim Haickel propõe que sejam firmadas parcerias do poder público com entidades, instituições, fundações e empresas privadas que queiram usar os imóveis pertencentes ao poder público, dando em contrapartida a restauração desses imóveis. “Poderia se implantar no Centro Histórico a administração pública do município e do estado, impedindo que nossa cidade literalmente desmorone”, propôs. Ele citou algumas iniciativas importantes nesse sentido, como a implantação do Museu da Gastronomia e do Museu dos Azulejos, que está em fase de conclusão. Segundo ele, o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) tem trabalhado muito e exigido que as coisas sejam feitas da maneira correta. “O problema é realmente a ausência de poder público, de vontade política, de política direcionada à preservação desse patrimônio. A nossa cidade, o nosso casario, é Patrimônio da Humanidade e como tal está relegado ao abandono. Eu gostaria de conclamar os deputados, os vereadores, o prefeito de São Luís, a governadora Roseana, para que juntos possamos fazer um projeto de salvação do Centro Histórico de São Luís, de preservação dos monumentos arquitetônicos da nossa cidade”, conclui.