Jura Filho agradece aprovação de projeto que beneficia mulheres

Agência Assembleia
11/11/2010 00h00 - Atualizado em 11/11/2010 09h06

O deputado Jura Filho (PMDB) agradeceu os parlamentares pela aprovação do projeto de sua autoria que torna obrigatória a disponibilização gratuita de vacina contra o vírus HPV — responsável por 97,7% dos casos de câncer de colo de útero. Terão direito a vacina meninas e mulheres na faixa etária dos 10 aos 34 anos. Segundo o peemedebista, entre 50% e 80% das mulheres sexualmente ativas são infectadas por um ou mais tipos do HPV. “Apesar das medidas e providências tomadas pelo Sistema de Saúde, de acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), no Maranhão, a estimativa é de 19,67 casos de câncer para cada 100 mil mulheres. E em São Luís, o índice é de aproximadamente 37,30 casos para cada 100 mil mulheres”. O deputado explicou que apenas três doses da vacina torna a mulher imunizada deste tipo de câncer. “O importante é que pudéssemos ter uma abrangência total das mulheres e também dos homens, mas se for posto em prática o que nós hoje aprovamos nesta Casa, que estipula uma faixa etária para que possam ter acesso a essa vacinação, eu tenho certeza que o Maranhão estará contribuindo consideravelmente para que os índices de contaminação possam cair”. Com aproximadamente 500 mil casos novos por ano no mundo, o câncer do colo do útero é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo o responsável pela morte de 230 mil mulheres por ano. No Brasil, são esperados apenas para este ano 18.430 casos de câncer de colo de útero com risco estimado de 18 casos para cada 100 mil mulheres. O deputado também disse esperar que o que foi aprovado não fique apenas no papel.