Natalino Salgado recebe medalha Manoel Bequimão

Reitor (ao centro) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foi condecorado com a mais alta honraria concedida pelo Legislativo Maranhense, por sua grande contribuição enquanto profissional e cidadão ao Estado.

Jacqueline Heluy
Agência Assembleia
11/11/2010 00h00 - Atualizado em 11/11/2010 17h54

Natalino Salgado recebe medalha Manoel Bequimão

Em sessão solene realizada nesta quinta-feira (11), a Assembleia Legislativa concedeu ao reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), médico Natalino Salgado Filho, a Medalha Manoel Bequimão, a mais alta condecoração do Legislativo Estadual. O autor do projeto foi o deputado Alberto Franco (PMDB). A sessão foi presidida pela deputada Eliziane Gama. Ao saudar o homenageado, o deputado Alberto Franco destacou a trajetória de Natalino Salgado, natural de Cururupu (MA), além de suas virtudes, qualidades e a contribuição que, enquanto médico, professor e reitor vem dando ao Maranhão. Segundo Franco, a medalha representa o sentimento, o pensamento e a vontade do povo do Maranhão em homenagear pessoas que têm pautado a vida nos princípios da ética, da probidade, da moralidade, da transparência. “São pessoas que se dedicam a servir ao seu próximo e ao Maranhão”. Para o parlamentar, Natalino Salgado tem uma biografia que muito orgulha o Maranhão, conseguindo somar a educação informal - aquela que foi passada no berço da família pelos seus pais - à educação sistêmica e hoje construiu esse currículo e esta biografia que todo o Maranhão conhece e agradece. “Tenho absoluta certeza que esta medalha também serve como motivação de que Vossa Excelência está trilhando pelo caminho que deve trilhar, que é o caminho que o Maranhão e os maranhenses precisam, porque nós precisamos mudar a realidade desse estado”, afirmou Alberto Franco. As palavras de Natalino Salgado foram de agradecimento, a Deus, à família, aos amigos, aos parlamentares e a todos os maranhenses que reconhecem o seu trabalho. Ele fez um resgate de toda a sua trajetória, desde criança em Cururupu, sua terra natal, percorrendo a vida profissional e os cargos que ocupou até chegar a reitor da UFMA. “Nesse instante sou movido por lembrança. Se cabe algum orgulho, palavra que eu falo, com comedimento, é por ser parte desta geração que continua realizando e tentando um novo Maranhão. Cada um de nós é parte disto nesse processo”, afirmou com emoção. Ele agradeceu a todos os presentes à solenidade, assistida pelo secretário Anselmo Raposo (Educação), representando a governadora Roseana Sarney; professora Suely Tonial, secretária municipal de Educação, representando o prefeito de São Luís, João Castelo; professor Benedito Buzar, presidente da Academia Maranhense de Letras em Exercício; professor Mário Cella, presidente da Associação dos Amigos da UFMA; tenente-coronel Franco de Melo, representando o 24ª Batalhão de Caçadores, além de familiares, professores, amigos, médicos e parlamentares.