Chico Gomes relembra um ano de lutas da Vila Bob Kennedy

Da Assecom / Gab. do dep. Francisco Gomes
18/11/2010 00h00 - Atualizado em 18/11/2010 19h25

Chico Gomes relembra um ano de lutas da Vila Bob Kennedy

O deputado Francisco Gomes (DEM) rememorou, nesta quinta-feira, 18, o transcurso de um ano da demolição das casas da então Vila Bob Kennedy, no município de Paço do Lumiar. Por força de uma ordem de despejo e sob forte esquema de segurança, a localidade desapareceu do mapa. “Destruíram tudo: as casas, a rede de água, a iluminação pública, a energia elétrica e toda estrutura urbana da área”. Foi preciso reconstruir do zero. A começar pelo nome da vila, que passou a se chamar Residencial Menino Gabriel, em homenagem ao filho de uma moradora da comunidade, que nasceu à época da demolição. Chico Gomes relembrou a mobilização de moradores, entidades e instituições que marcaram a reconstrução do espaço. “Houve uma movimentação intensa de todos; da Ordem dos Advogados do Brasil, da Comissão dos Direitos Humanos, da Defensoria Pública, das entidades representativas das lutas pela moradia em São Luís e da Assembleia Legislativa”. O passo inicial foi a recuperação do terreno, alvo da ação de despejo. “Por meio da Prefeitura de Paço do Lumiar, conseguimos a desapropriação da área; a prefeita Bia Aroso depositou em juízo a parcela correspondente a um terço dos recursos necessários para a indenização”. O assunto foi objeto de uma audiência pública, proposta por Chico Gomes, que discutiu a regularização fundiária na Ilha de São Luís. Um dos itens propostos pela audiência e inscrito na ‘Carta de São Luis’, foi a criação de fóruns para discutir o problema da moradia. “Esse movimento se fortaleceu e hoje já são 25 entidades, 25 conjuntos residenciais, 25 bairros ou 25 povoados, que já se organizaram e, mensalmente, fazem reunião para discutir a situação fundiária aqui na Ilha de São Luís”. DIA ESTADUAL Como reconhecimento ao trabalho desenvolvido em defesa dos moradores sob ameaça de despejo, Chico Gomes foi convidado pela OAB/MA e pelo Residencial Menino Gabriel a participar do lançamento, nesta quinta-feira, 18, da Rede Estadual de Combate aos Despejos Forçados e do Dia Estadual de Combate aos Despejos Forçados. Gomes destacou ainda a atuação da mídia na cobertura dos fatos que resultaram na demolição da Vila Bob Kennedy. “Precisamos lutar irmanados pelo direito à moradia, para que tenhamos respeitado o nosso espaço para viver com dignidade, criar nossos filhos, e constituir nossas famílias”.