Victor Mendes volta a alertar sobre situação de Serrano

Agência Assembleia
18/11/2010 00h00 - Atualizado em 18/11/2010 22h04

Victor Mendes volta a alertar sobre situação de Serrano

O deputado Victor Mendes (PV) voltou a alerta sobre a situação do município de Serrano do Maranhão, que só no ano de 2010 já teve cinco prefeitos, cuja administração municipal ainda se encontra em litígio. Ele também destacou a luta da população, representada na sessão de hoje (quinta-feira, 18) pela Comissão da Sociedade Civil de Serrano. “É um movimento árduo, difícil, mas com certeza um movimento válido e digno”, disse Victor. Victor Mendes esclareceu que só esta semana, o município já mudou duas vezes de prefeito e a vice-presidente da Câmara, que estava respondendo pela Prefeitura, vai ter que sair para que o presidente da Câmara assuma. “O desgaste político e administrativo é evidente e o caos administrativo do município de Serrano se torna mais insuportável a cada dia que passa”, enfatizou o deputado. Ele lembrou que a sociedade civil organizada de Serrano já esteve reunida com a procuradora geral de Justiça, Fátima Travassos, e com o secretário Hildon Rocha, a fim de que o clamor de toma a população chegue à governadora. Também já se reuniu com representantes do Judiciário, onde tramitam ações pedindo a intervenção no município. Victor Mendes destacou que já existem pedidos de intervenção em Serrano, feitos pelo Ministério Público, nas mãos dos desembargadores Jorge Rachid e Lourival Serejo, sendo um deles pela falta da prestação de contas do ano de 2009 porque o ex-prefeito estava preso e outro foi cassado, o que impediu a prestação de contas junto ao TCE. “Tal fato, por si só, já enseja uma intervenção no município”, lembrou. Segundo Victor Mendes, o Ministério Público está agindo, já fez a sua parte e agora a decisão sobre a intervenção em Serrano está nas mãos do Judiciário maranhense. Ele agradeceu ao Ministério Público pela atenção, em especial à procuradora geral, Fátima Travassos, que deu atenção devida ao caso. “O Ministério Público está atento ao caso de Serrano e já deu entrada em um pedido de intervenção no dia 30 de setembro deste ano, não apenas pautado na não prestação de contas, mas no caos administrativo em que se encontra o município”, esclareceu Victor. Ele acrescentou que o município, que possui um dos menores IDHs do Brasil, vive um constante clima de instabilidade social, pois depende dos recursos da Prefeitura para funcionar. “A cobrança é muito grande e a sociedade merece realmente uma atenção”. Na avaliação de Victor Mendes, mesmo que a intervenção não seja a melhor via, alguma coisa tem que ser feita para garantir a estabilidade administrativa, a fim de mostrar ao povo do município que as autoridades maiores se preocupam com Serrano e que não é apenas um município isolado no mapa onde as pessoas estão sofrendo, sem a oportunidade de educar seus filhos. Mais uma vez, Victor Mendes pediu que os poderes competentes se unam em função do município de Serrano. “Aquilo que é garantido constitucionalmente a um deputado eu estou fazendo. Eu estou usando a tribuna, estou entrando com os pedidos e esperando todos os órgãos competentes comecem a agir”.