AL faz homenagem a empresário Pedro Iram

Empresário do setor de infraestrutura recebeu o título de cidadão maranhense por seu grande trabalho há mais de quatro décadas em municípios da região tocantina e mais três estados vizinhos.

Nice Moraes
Agência Assembleia
25/11/2010 00h00 - Atualizado em 25/11/2010 16h10

AL faz homenagem a empresário Pedro Iram

A Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta quinta-feira (25), uma sessão especial para a entrega do título de cidadão maranhense ao empresário Pedro Iram do Espírito Santo, natural do estado do Tocantins. A homenagem foi uma iniciativa do deputado Jura Filho (PMDB). A solenidade contou com as presenças dos secretários de Estado do Turismo, Tadeu Palácio e, do Meio Ambiente, Washington Rio Branco; dos prefeitos de Carolina, José Olímpio Barbosa Filho; de Estreito, Zequinha Pinheiro; de Poção de Pedras, Gildásio e de Filadélfia, Cleber Gomes, além do brigadeiro do Ar, Denilson Ribeiro e de vários empresários da região tocantina. Também presentes os deputados Helena Barros Heluy, Rigo Teles, Hélio Soares, Carlinhos Amorim e Stênio Resende. Ao fazer as saudações, Jura Filho destacou o espírito empreendedor do homenageado Pedro Iram que chegou ao Maranhão em 1969 em busca de oportunidades. O deputado disse ainda que o pedido de concessão de título de cidadão maranhense a Pedro Iram se deu pelo fato de ele ser um cidadão “cuja integridade é incontestável e pelo desejo de se prestar uma justa homenagem em reconhecimento àquele que, com simplicidade e anonimamente, prestou relevantes serviços à comunidade maranhense. Também se dá pelo fato da sua contribuição para humanizar a administração frente a grandes empresas, e incentivando o desenvolvimento do Maranhão”. Pedro Iram estabeleceu-se em Carolina onde reside até hoje. Uma das suas principais empresas, a Pipes -Construções de Embarcações, Navegações e Travessias LTDA, está presente em mais quatro estados: Pará, Piauí, Tocantins e Mato Grosso, opera com navegações como lanchas, balsas e rebocadores. No Maranhão, ele desenvolve suas atividades no município de Carolina, cidade onde reside. “É importante que se fale para que o Maranhão saiba de homens como o empresário Pedro Iram, principalmente da sua simplicidade e, acima de tudo do arrocho das suas conquistas e objetivos. “O grande objetivo do Pedro Iram é fazer o trabalho produtivo; ele com sua força e energia é um empresário capaz de produzir a riqueza para o nosso estado”, disse Jura Filho, afirmando que Pedro Iram com muita garra e força de vontade, diversificou muito as suas atividades profissionais nas áreas de manutenção de aeronaves, venda de combustíveis, cerâmica, serrarias, hotéis, esporte e lazer, construção civil, imobiliária e na pecuária. Mas os estaleiros e as travessias de rio são suas principais realizações. “O título de cidadão foi proposto por tudo de fizestes, pela simplicidade que tem. Eu tenho muito orgulho de ter sido o autor dessa homenagem”, afirmou Jura Filho. AGRADECIMENTOS Ao final da cerimônia o empresário agradeceu a homenagem. “Eu quero agradecer de coração essa homenagem. Esse trabalho que venho fazendo não é só meu, é do bem da coletividade, pois não penso só em mim e sim no nosso povo. Agradeço a Deus por ter me dado essa oportunidade de estar fazendo esse trabalho, gerando mais de 1.600 empregos, e, enquanto Deus me der saúde e disposição eu continuarei trabalhando para o benefício da nossa comunidade”, disse Pedro Iram, em rápidas palavras.