Stênio Rezende parabeniza IBGE por resultado de Censo

Deputado destaca trabalho desenvolvido por técnicos e dirigentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e diz que censo dará uma significativa contribuição para o desenvolvimento de políticas públicas no país.

Jacqueline Heluy
Agência Assembleia
30/11/2010 00h00 - Atualizado em 30/11/2010 17h45

Stênio Rezende parabeniza IBGE por resultado de Censo

O resultado do censo populacional do IBGE no Maranhão ganhou destaque na sessão desta terça-feira (30) da Assembleia Legislativa. Em discurso, o deputado Stênio Resende (PMDB) parabenizou o Instituto e toda a sua equipe pelo trabalho tão significativo para a política do país. “Parabenizo a todos que foram parceiros do IBGE, que não mediram esforços ou distância e deram a sua contribuição”. Stenio destacou todos os dados populacionais divulgados pelo IBGE, com ênfase para a população de São Luís, que finalmente ultrapassou a casa de um milhão de habitantes, marcando exatos 1.011.943 de pessoas. O Maranhão, segundo Stênio, possui hoje 6.569.683 habitantes, um crescimento de 16,25% em relação ao censo de 2000. A segunda cidade de maior população no estado continua sendo Imperatriz, com quase 250 mil. Ele destacou, também, os dados populacionais do Brasil, lembrando que há 40 anos, na Copa de 70, a população era de 90 milhões de brasileiros e agora soma exatamente 190.732.694, cujo crescimento foi de 12,3%, ou seja, 20.933.000 habitantes a mais que no último censo de 2000. “Eu espero que hoje, com esses resultados, com a calma, com a paciência e com as notificações, com as orientações que o IBGE deu e encaminhou, tenhamos chegado ao resultado que se não agradou a todos, pelo menos agradou à grande maioria do nosso Estado”, disse. Na avaliação do parlamentar alguns municípios questionam o resultado do censo em virtude da perda de receitas que atinge direto os cofres das prefeituras. INDICAÇÃO Stênio Resende também protocolou hoje Indicação para que a Casa encaminhe expediente ao secretário municipal José Ribamar Barbosa Oliveira Filho (Transportes), solicitando a instalação de um semáforo na avenida São Luís Rei de França (Turu), em frente ao shopping Rio Anil, a fim de garantir mais segurança aos pedestres.