Luiz Gonzaga recebe cidadania maranhense in memoriam

"Rei do Baião" é o primeiro a receber a honraria desta forma, segundo projeto do deputado Ricardo Murad. Título foi entregue na tarde desta quinta-feira (2), ao sobrinho do homenageado, Joquinha Gonzaga (E).

Maria Spíndola
Agência Assembleia
02/12/2010 00h00 - Atualizado em 02/12/2010 17h27

Luiz Gonzaga recebe cidadania maranhense <i>in memoriam</i>

A Assembleia Legislativa concedeu, na tarde desta quinta-feira (2), o título de cidadão maranhense in memoriam ao pernambucano de Exu, Luiz Gonzaga do Nascimento, o Rei do Baião. Luiz Gonzaga morreu em 1989, mas o projeto de resolução que outorga o título é de 1983. O autor é o deputado Ricardo Murad (PMDB), que não pôde comparecer à sessão solene. De acordo com o deputado Joaquim Haickel (PMDB), que fez o discurso de homenagem, o título não foi entregue antes por falta de oportunidade. Ainda segundo Haickel, esta foi a primeira vez em toda a história do Legislativo Maranhense, que um título in memoriam foi concedido pela Casa. “Isso se deve ao fato de ser o homenageado quem é. O Maranhão precisa incluir no Pantheon de seus filhos o brasileiro que mais representou a nordestinidade. Assim como Catulo da Paixão Cearense, Gonçalves Dias e João do Vale. Tenho maravilhosas lembranças de Luiz Gonzaga, particularmente a de um dia ter lhe apertado a mão”, disse Joaquim. O título foi recebido pelo sobrinho carioca do Mestre Lua, Joquinha Gonzaga. Ele agradeceu a homenagem e, com um discurso emocionado, relembrou os ensinamentos e a solidariedade do tio famoso com a família que, numa determinada época no Rio de Janeiro, passava por dificuldades financeiras. “O momento mais feliz era quando tio Gonzaga ia visitar a gente. A maior alegria da minha vida era quando eu via o tio Gonzaga... Eu sabia que naquele dia a gente ia comer bem.... Ele deixava o dinheiro para fazer compras para o mês todo. Eu agradeço muito em nome da nossa família o que vocês estão fazendo aqui no Maranhão”, disse com voz embargada. Joquinha Gonzaga, que aprendeu a tocar com o tio e o acompanhou por muitos anos, fez um apelo para que em 2012, aconteça em São Luís uma grande festa, nas comemorações do centenário de seu tio. No final de seu pronunciamento, Joquinha Gonzaga aproveitou para convidar a todos para o tributo a Luiz Gonzaga, que acontecerá amanhã, a partir de meio dia, na Batuque Brasil. Depois da solenidade, ainda no Plenário, todos os sanfoneiros presentes tocaram a música Asa Branca, um clássico do Rei do Baião.