Chico Leitoa anuncia ida da comissão de saúde a Timon

Agência Assembleia
07/12/2010 00h00 - Atualizado em 08/12/2010 10h40

Chico Leitoa anuncia ida da comissão de saúde a Timon

Os parlamentares que integram a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa farão uma visita a Timon para averiguar as condições da saúde pública do município. O anúncio foi feito na sessão desta terça-feira (7), pelo deputado Chico Leitoa (PDT). Deverão integrar a comitiva, além de Leitoa, os deputados Nonato Aragão (PSL), Carlos Amorim (PDT) e a deputada Cleide Coutinho (PSB). De acordo com Chico Leitoa, a ideia de levar a Comissão de Saúde a Timon surgiu após a tentativa frustrada de realizar uma audiência pública para tratar sobre o assunto. “Nós vamos verificar in loco a situação da saúde daquele município a fim de se faça um diagnóstico acerca da situação de calamidade pela qual passa a população”, esclareceu. Chico Leitoa denunciou, também na sessão de hoje, o caos administrativo em Timon, com escolas sucateadas, sistema de saúde básico sem funcionar, salários dos funcionários públicos municipais atrasados há três meses, inclusive dos professores e dos servidores da saúde. Segundo ele, a cidade está completamente tomada pelo lixo e até o Aterro Sanitário que foi implantado na sua administração virou lixão e foi interditado. Na avaliação de Chico Leitoa, não há explicação para este caos administrativo, haja vista que apenas no Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), Timon recebe mais de quatro milhões por mês. “Para a saúde, recebe mais de três milhões por mês do Fundo de Participação e temos hoje uma situação de completo abandono da administração”. SEM ÁGUA Ele informou que o Governo Federal aprovou um projeto na ordem de R$ 50 milhões para implantar o sistema de esgoto da cidade de Timon, conveniado com o Ministério das Cidades, através da Caixa Econômica Federal. A obra, segundo o parlamentar, foi iniciada e paralisada logo em seguida. Ainda segundo Chico Leitoa, no sistema de abastecimento de água de Timon foram gastos oito milhões e a população continua sem ter água. “É preciso que os órgãos federais e estaduais façam a sua parte porque o município de Timon está pagando uma conta muito alta”, disse. Na área de educação, conforme o parlamentar pedetista, o programa de merenda escolar não existe, os professores contratados estão há quatro meses com os salários atrasados e as escolas estão sucateadas. “Enquanto isso, os integrantes do Governo esbanjam riquezas. Prefeito, filhos de prefeitos, marido de prefeita, vereador, secretário, todos estão se enchendo de dinheiro e as coisas não acontecem no município de Timon”, denunciou Chico Leitoa. Outra situação grave, segundo Leitoa, é o Aterro Sanitário construído durante a sua administração e que também está abandonado. Estão fechados, também, a Ceasa e os postos de saúde, além da completa ausência até de vacinação. “Enfim, é uma cidade entregue ao abandono. Só acredita quem for olhar, porque do jeito que está não pode continuar, o prejuízo é grande”. Chico Leitoa afirmou que o PAC liberou em dois anos mais de cem milhões para obras e, “lamentavelmente, permanece uma situação de completo abandono que poderia, inclusive, ser conferido pelos órgãos de comunicação”.