José Maria Eymael recebe cidadania maranhense

Advogado e ex-deputado federal constituinte foi homenageado nesta terça-feira. Na mesma sessão especial foram concedidas medalhas Manoel Bequimão a empresários e políticos.

Glaucio Ericeira
Agência Assembleia
07/12/2010 00h00 - Atualizado em 07/12/2010 19h02

José Maria Eymael recebe cidadania maranhense

Em sessão especial realizada na tarde desta terça-feira (7), a Assembleia Legislativa, atendendo proposta do deputado Pavão Filho (PDT), concedeu Título de Cidadão Maranhense ao advogado e ex-deputado federal constituinte, José Maria Eymael. Na mesma sessão, a Assembleia, também atendendo solicitação de Pavão Filho, concedeu a Medalha do Mérito Legislativo “Manoel Bequimão” a Edilson Baldez das Neves, Jeová Barbosa de Oliveira, João Alberto Teixeira Mota Filho e Antônio Augusto Silva Aragão. “Os profissionais homenageados desenvolveram, ao longo de suas vidas, importantes atividades e ações que contribuíram com o bem-estar de milhares de brasileiros e maranhenses”, justificou Pavão Filho que, durante a sessão, fez questão de ler o histórico de vida e profissional de cada um dos homenageados. Filho lembrou, ainda, que as homenagens propostas por ele, e aprovadas por todos os deputados estaduais, objetivam prestar um reconhecimento em vida àqueles que trabalharam pelo Brasil e pelo Maranhão. “Cada um dos homenageados, em suas áreas de atuação, foram profissionais competentes. Quando proponho uma homenagem, trabalho para que a mesma seja concedida em vida”, completou. Presidente nacional do Partido Social Democrata Cristão (PSDC) e candidato a presidente da República nas eleições de outubro, José Maria Eymael disse estar honrado com a concessão do Título de Cidadão Maranhense. “Todos os maranhenses podem ter certeza que honrarei muito o estado do Maranhão. Praticarei, com muito orgulho, os valores do povo maranhense”, afirmou. Antônio Augusto Silva Aragão e Edilson Baldez também agradeceram a honraria concedida e garantiram que continuarão trabalhando, cada vez mais, pelo desenvolvimento do Maranhão e de seu povo. “A homenagem tem um valor mais do que simbólico. Tem o sentimento de reconhecimento, de valorização do nosso trabalho”, comentaram. Também participaram da sessão especial os deputados Joaquim Haickel (PMDB), Carlinhos Amorin (PDT) e Helena Heluy (PT); o suplente de senador Edison Lobão Filho (PMDB); além de várias outras lideranças políticas e empresariais do Estado. HISTÓRICO DOS HOMENAGEADOS José Maria Eymael – Natural de Porto Alegre, José Maria Eymael é advogado, com especialização em Direito Tributário, e empresário há 41 anos. Foi líder universitário durante vários anos, tendo exercido a presidência da Federação de Estudantes Universitários do Rio Grande do Sul (FEUP). No início da década de 60, ingressou no Partido Democrata Cristão. Atual como deputado federal constituinte na Assembleia Nacional Constituinte, aprovando 145 propostas, colocando-se entre os 15 constituintes com o maior número de emendas aprovadas. Entre as suas realizações na revisão constitucional está a aprovação da emenda, de sua autoria, que passou a permitir que filhos de pai brasileiro ou mão brasileira que nasçam no exterior e que venham a residir no Brasil a qualquer tempo, optem pela nacionalidade brasileira e sejam considerados brasileiros natos. Antônio Augusto Silva Aragão – Nasceu em São Luís, onde viveu sua infância e juventude. É formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão e pós-graduado em Direito do Estado pela Universidade Estácio de Sá. Já foi agraciado com a Medalha “Simão Estácio da Silveira”, conferida pela Câmara Municipal de São Luís. João Alberto Teixeira Mota Filho – Nascido em São Luís, é engenheiro civil formado pela Universidade Estadual do Maranhão. Como profissional, atuou em várias construtoras do Estado. Em 2005, assumiu a presidência do SINDUSCON tendo como objetivo fazer com que as empresas de construção civil do Maranhão tenham uma participação mais efetiva nas obras do Maranhão. Como presidente do SINDUSCON implantou o Índice de Velocidade de Vendas, fechar parcerias com a Caixa Econômica Federal que resultaram em assinaturas de contratos do Programa de Arrendamento Residencial, dentre outras ações. Jeová Barbosa de Oliveira – Nasceu no Ceará e, na década de 70, chegou ao Maranhão onde sempre atuou no ramo da construção civil. Contribuiu com a construção de vários conjuntos habitacionais. Edilson Baldez das Neves – Natural de Rosário, é engenheiro civil, profissão que desempenhou durante vários anos exercendo várias funções. Tem uma vasta folha de serviços prestados ao turismo e à construção maranhense, como a construção de edifícios, residências e condomínios.