Helena Heluy critica “orgia” de barragens no Rio Parnaíba

Da Assecom / Gab. da dep. Helena Barros Heluy
15/12/2010 00h00 - Atualizado em 15/12/2010 19h49

Helena Heluy critica “orgia” de barragens no Rio Parnaíba

Em discurso, na Assembleia Legislativa, a deputada Helena Barros Heluy (PT) comentou a realização da 1ª Marcha dos Povos da Bacia do Rio Parnaíba, em Tasso Fragoso, dia 15 último. Ela chamou de orgia de barragens a construção de mais duas hidrelétricas no Rio Parnaíba. “Isso tem tudo a ver com o leilão que será realizado no próximo dia 17; pelo menos, está marcado, e nós desejamos que seja adiado e que possam até voltar atrás, porque não é isso que o povo da região do Vale do Parnaíba quer, essa orgia de barragens”, criticou Helena. A parlamentar explicou que a Marcha foi promovida por várias entidades, entre as quais a Diocese de Balsas, Pastorais Sociais, Fórum Carajás, Polo Sindical do Sul do Maranhão, Associação de Moradores, conselhos municipais e diversas outras que militam na defesa do meio ambiente, na preservação da vida humana, da fauna e da flora. Os organizadores da Marcha procuraram dar um sentido amplo ao protesto, envolvendo a sociedade e os poderes públicos da região. A Marcha teve inicio às 7h30, com o tema Memória das Comunidades, seguida da parada sobre as hidrelétricas e os impactos socioambientais e econômicos, pelo Ministério Público. Após isso, aconteceu a terceira parada, com o testemunho dos atingidos pelas hidrelétricas, na Câmara Municipal; depois, a quarta parada, tratando sobre os compromissos das autoridades políticas, civis e religiosas, na sede da prefeitura, encerrando a marcha com a celebração ecumênica, às margens do Rio Parnaíba. “Como o Poder Público do Estado do Maranhão tem dificuldades de entender que o Vale do Parnaíba é Maranhão e Piauí, é Piauí e é Maranhão, também trago, mais uma vez, essa realidade, esse sofrimento, essa situação de desespero que passa parte do vale do Rio Parnaíba, a fim de que chegue esse grito, também, aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e ao Ministério Publico como um todo”, enfatizou a deputada petista.