Ex-governador receberá medalha Manoel Bequimão

Marcelo Vieira
Agência Assembleia
21/12/2010 00h00 - Atualizado em 00/00/0000 00h00

O ex-governador Jackson Lago e o ex-secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão no Governo Zé Reinaldo, Simão Cirineu Dias, serão homenageados pela Assembleia Legislativa com a medalha Manoel Bequimão, maior honraria concedida pelo Legislativo Maranhense. De autoria do presidente da Casa, deputado Marcelo Tavares (PSB), o projeto de decreto legislativo que concede a honraria aos homenageados, recebeu parecer favorável da comissão de Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e foi aprovado na sessão de hoje. O médico Jackson Lago é natural do município de Pedreiras e com extenso currículo na área de saúde pública. Foi eleito três vezes prefeito de São Luís pelo PDT, conquistando o título de melhor prefeito do Brasil, indicado por pesquisas do Jornal Folha de São Paulo. Em abril de 2002, durante seu terceiro mandato, Jackson Lago deixou o cargo de prefeito para se candidatar ao governo do Estado. Em 2006, concorreu pela segunda vez ao governo, vencendo a eleição. Simão Cirineu é bacharel em ciências econômicas pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA). Em 1978, integrou foi economista do Banco Central. Em 1990, foi secretário adjunto da Fazenda Nacional do Ministério da Economia. Foi chefe de Auditoria do Banco Central, secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional e do Ministério do Planejamento. Em 2003 ocupou o cargo de secretário-adjunto de Fazenda do Estado de Minas Gerais, cargo que deixou em 2004 para assumir a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado do Maranhão.