Encerrada 2ª Semana Pedagógica da Creche Sementinha

Dirigentes e demais funcionários da instituição discutiram temas, métodos e melhorias para o calendário educacional de 2011, programado para reiniciar suas atividades no dia 31.

icone-whatsapp
Jacqueline Heluy
Agência Assembleia
21/01/2011 00h00 - Atualizado em 00/00/0000 00h00

Encerrada 2ª Semana Pedagógica da Creche Sementinha
Foto original

Com os temas “Evasão e faltas”, “Técnicas de leitura”, “Tema surpresa”, “Formação continuada: rever o quê? Mudar por quê?” foi encerrada, nesta sexta-feira (21), a 2ª Semana Pedagógica da creche-escola Sementinha, mantida pela Assembleia Legislativa do Maranhão. O evento foi iniciado no dia 17 de janeiro, voltado para professores e coordenadores, com o objetivo de discutir temas relacionados à rotina escolar. O encontro faz parte do processo de formação continuada dos profissionais de educação da instituição, que retomará suas atividades escolares dia 31 deste mês. “Nosso objetivo é repassar orientações à nossa equipe pedagógica para a organização das atividades escolares, oferecendo uma oportunidade para que possamos repensar práticas de sala de aula, antes do início das aulas”, explicou a diretora pedagógica da creche-escola Sementinha, Débora Cynthia. Como os professores podem atuar junto às crianças e aos pais para garantir freqüência regular na escola foi o foco principal do tema “Evasão e faltas”, exposto por Thalita Serra, coordenadora da educação infantil da Sementinha. Segundo ela, uma das maiores causas da evasão de alunos do infantil é a visão equivocada que os pais têm da escola nesta etapa do aprendizado da criança. “Nós temos que conversar e mostrar a eles a importância da frequência dos seus filhos na escola e as atividades que nós desenvolvemos visando ao aprendizado”, destacou. Diálogo individualizado com os pais, presença dos diretores e coordenadores nas salas de aula, troca de informações sobre os alunos com os professores, apontando os problemas e buscando as soluções, são os caminhos apontados por Thalita Serra para conter as constantes faltas que levam à evasão escolar. “A parceria escola e família dá bons resultados”, disse. Ainda na programação do seminário, nesta sexta-feira, foi abordado o tema “Técnicas de leitura”, pela coordenadora do Ensino Fundamental da Sementinha, Andréia Evangelista. Ela destacou em sua explanação a importância da leitura para que os professores ampliem seus conhecimentos e possam interagir mais entre si, com os diretores, pais e alunos, “A leitura é o melhor caminho para agregar conhecimentos”, disse. Dentre os pontos destacados na palestra, ela enfatizou por que ler, a necessidade da leitura e para que serve. Durante a apresentação, também foram mostrados 12 pontos importantes para construir uma rotina de leitura. O seminário foi encerrado no final da manhã, com explanação da diretora pedagógica da creche, Débora Cynthia, que discorreu sobre o tema “Formação continuada: rever o quê? Mudar por quê?”. O foco da apresentação foi como os professores podem manter o seu aprendizado de forma permanente, com vistas à melhoria da qualidade do ensino oferecido aos seus alunos. Durante a semana foram discutidos outros temas no seminário: “Rotina escolar”, “Postura profissional”, “Socialização”, “Acompanhamento familiar”, “Limites e regras”, “Dificuldades de aprendizagem”, “Distúrbio articulatório”, “Bulling (olhar pedagógico)”, “Sexualidade”, “Avaliação”, “Procedimentos básicos de primeiros socorros”, “Música como inclusão social”, “Arte ao alcance das crianças”.

Banner