Manoel Ribeiro explica candidatura à presidência da AL

Jacqueline Heluy
Agência Assembleia
08/02/2011 00h00 - Atualizado em 00/00/0000 00h00

“Eu não traí”. Assim reagiu o deputado Manoel Ribeiro (PTB), nesta terça-feira (8), em seu primeiro discurso já como o líder do governo na Assembleia Legislativa. Ele rebateu informações divulgadas na imprensa de que teria praticado traição ao se lançar candidato a presidente. Manoel Ribeiro explicou que lançou a sua candidatura no dia 4 de outubro de 2010 e que no dia 28 de janeiro subiu à tribuna para reafirmar que continuava candidato. Esta mesma decisão foi mantida, segundo o líder, em uma reunião que teria participado na casa do então candidato a presidente, deputado Ricardo Murad (PMDB). “Eu estava convicto de que iria disputar sozinho nem que fosse apenas com o meu voto”, afirmou. Após os esclarecimentos, o líder do governo hipotecou seu apoio ao presidente Arnaldo Melo, afirmando que está à disposição para o que for necessário. Também agradeceu à governadora Roseana Sarney (PMDB) pela liderança e que fará o possível para não decepcioná-la. “Estarei à disposição de todos os colegas, quer da oposição quer do governo para, juntos, resolvermos os problemas. Eu tenho certeza que os problemas que aparecerão aqui serão problemas do Estado do Maranhão. Nós fomos eleitos para resolver o problema do Maranhão”, acrescentou. Político há 40 anos, com 24 anos de mandato de deputado estadual e 14 de vereador, Manoel Ribeiro colocou a sua experiência à disposição do presidente Arnaldo Melo e de todos os seus colegas parlamentares. Disse que sua coerência sempre prevaleceu, lembrando que sempre teve posicionamentos claros de combate aos governos de Jackson Lago (PDT) e José Reinaldo (PSB) e que nunca mudou de lado. O discurso de Manoel Ribeiro foi aparteado pelo deputado Alexandre Almeida (PTdoB), que o parabenizou por expressar o sentimento de querer construir uma Casa legislativa de todos. Também parabenizou a governadora Roseana Sarney pela sabedoria e pela capacidade de encontrar em Manoel Ribeiro um nome que de fato agrega o que todos os deputados precisam neste momento. Alexandre Almeida afirmou ter plena certeza que com maturidade e experiência, o deputado Manoel Ribeiro representará muito bem o atual governo. “Tenho certeza que todos os deputados desta Casa que são da base do Governo também estão de acordo com a indicação da governadora. Conte conosco nesse trabalho que Vossa Excelência está desempenhando muito bem”, ressaltou. CONFINAMENTO Manoel Ribeiro também discordou de que teria havido confinamento dos deputados que formaram o bloco que garantiu a vitória do deputado Arnaldo Melo (PMDB). Lembrou que fato semelhante já aconteceu em eleição na Câmara de Vereadores, ocasião em que o prédio da Câmara foi fechado e a eleição para presidente foi realizada no meio da praça João Lisboa. “Nós fizemos a eleição do vereador Edivaldo Holanda [ex-deputado] em uma cadeira de engraxate, contra as ordens do Palácio dos Leões e nós elegemos Edivaldo Holanda presidente da Câmara Municipal de São Luís”, disse. Manoel Ribeiro disse não ter visto qualquer ato errado na movimentação dos deputados que garantiram a eleição de Arnaldo Melo. “Vocês não fizeram nada de mais. Isso é normal. Eu quero parabenizá-los pela sabedoria que tiveram, porque talvez os apertos fossem grandes, mas vocês agiram muito bem”, destacou.