Raimundo Louro: penitenciária de Pedreiras é referência

Parlamentar citou metodologia utilizada em presídio construído na cidade em parceria com o Ministério da Justiça, como boa alternativa para crise carcerária existente do estado e país.

Agência Assembleia
09/02/2011 00h00 - Atualizado em 09/02/2011 17h54

Raimundo Louro: penitenciária de Pedreiras é referência

O deputado Raimundo Louro (PR) declarou na manhã desta quarta-feira (9) que o município de Pedreiras, em parceria com o Ministério da Justiça, construiu uma arrojada unidade para reforçar o sistema prisional do Maranhão, que hoje serve de referência para todo o Brasil. Raimundo Louro frisou que, à época em que foi prefeito do município, a Prefeitura de Pedreiras assumiu o compromisso de retirar a cadeia pública do centro da cidade, onde presos se amontoavam de forma degradante. “Na época, o secretário de Segurança, nosso colega Dr. Raimundo Cutrim, me ajudou muito. Somamos esforços, fomos ao Ministério da Justiça e conseguimos R$ 1,8 bilhão para construir a Penitenciária em Pedreiras com o sentimento de ser um Centro de Ressocialização, que hoje é o único que funciona no Nordeste e que é exemplo para o Brasil”, ressaltou o deputado. Ele explicou que o Centro de Ressocialização conta com médicos, dentistas e várias oficinas onde os detentos desenvolvem diversas atividades. Raimundo Louro recordou que, na época, mesmo enfrentando duras críticas, abriu uma discussão com a sociedade civil, com a Câmara de Vereadores, Ministério Público, e com os prefeitos dos 13 municípios da Regional de Pedreiras. “Firmamos um termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público e com o Judiciário para que não fosse preso de outra região, preso de São Paulo, preso de São Luís, mas só o preso da Regional de Pedreiras. Porque lá em Pedreiras, o preso poderia ter o apoio da sociedade, de psicólogo, da família e pode voltar ao seio da sociedade como uma pessoa normal”, afirmou Raimundo Louro. Ele observou que a discussão sobre os problemas do sistema penitenciário deve ser aprofundada, como forma de ajudar o governo do Estado a resolver a crise que se instalou nas unidades carcerárias do Estado do Maranhão. Ao encerrar seu discurso, Raimundo Louro salientou que, tomando como base o exemplo de Pedreiras, o governo deve investir no processo de melhoria das penitenciárias, mas com um trabalho de ressocialização dos presos. “A questão da segurança pública”, ressaltou Raimundo Louro, “é um tema que tem que ser discutido e temos que resolver, porque isso se reflete nas nossas famílias, nos nossos lares e em toda a sociedade. E nós precisamos, como deputados, como agentes públicos, dar um basta nessa situação”.