Deputados do PDT reagem às críticas de Marcelo Tavares

Jacqueline Heluy
Agência Assembleia
10/02/2011 00h00 - Atualizado em 00/00/0000 00h00

Dois dos quatro parlamentares do PDT reagiram hoje (quinta-feira,10) às críticas disparadas pelo líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Tavares (PSB), quanto ao apoio que estaria sendo dado pela bancada pedetista à governadora Roseana Sarney (PMDB). A deputada Graça Paz (PDT) saiu na frente e disse que não aceitará qualquer tipo de cobrança ou patrulhamento dentro do Legislativo. “Eu não acredito que o nosso partido tenha colocado alguém aqui nesta Casa para puxar as nossas orelhas, para procurar ver a nossa atitude aqui na Assembleia. Não demos esse direito, não passamos nenhuma procuração nesse sentido”, disse Graça Paz. De acordo com a parlamentar pedetista, o respeito sempre esteve presente em todas as legislaturas da qual ela fez parte e que nenhum deputado do PDT tem espírito de agressão. Lembrou que a vontade maior dos parlamentares do seu partido é respeitar a população que os elegeu e buscar recursos para oferecer aquilo que o seu Estado precisa. “O que fazemos aqui nesta Casa não é oposição somente por oposição”, ressaltou Graça Paz. Ela lembrou que desde o primeiro mandato sempre teve essa postura de respeitar os seus colegas, assim como exige que os seus colegas a respeitem. Graça Paz lembrou que nos dois primeiros anos do governo de José Reinaldo (PSB) ela fazia oposição e que depois passou a apoiá-lo porque assim o PDT decidiu. “Juntamo-nos ao governador José Reinaldo para ajudá-lo a governar o nosso Estado, mas mesmo como oposição, eu sempre o respeitei”. A deputada reafirmou que o seu partido não deu procuração para nenhum deputado cobrar posicionamentos. “Nós não somos criança, sabemos o que queremos, temos atitude e temos posição. Então, que este problema aqui dentro da Casa acabe de uma vez por todas, porque eu não aceito”, disse. Graça Paz afirmou que não responderá mais qualquer insinuação em plenário e que tratará diretamente com o seu partido. “Que cada um cuide da sua bancada e trate de respeitar a posição de todos os deputados. Nós não somos capachos de forma alguma para sair aceitando essas provocações. Eu não quero mais que nosso partido seja tratado desta forma”. CARLOS AMORIM REAGE O deputado Carlos Amorim também bateu forte no líder da oposição. Disse que tem Marcelo Tavares como um grande deputado, ex-presidente da Assembleia “que deveria ser, agora nesta nova legislatura, exemplo de civilidade”. Carlos Amorim cobrou de Marcelo Tavares uma conduta respeitosa, não só com os deputados do PDT como, também, com todos os demais parlamentares, sejam eles de situação, sejam eles de oposição. “Todos nós aqui fomos submetidos à apreciação do povo maranhense, ninguém é melhor do que ninguém. Todos nós fomos votados pelos maranhenses para estarmos aqui defendendo os seus interesses, cobrando do Governo do Estado ações que possam chegar com mais celeridade para a nossa população”, ressaltou. Segundo Amorim, o PDT entende que para cobrar ações do Governo do Estado e benefícios à população não se faz necessário uma postura de agressão e que para o partido não interessa desejar que a governadora Roseana Sarney faça o pior governo de sua vida. “Pelo contrário, queremos ajudá-la a fazer o melhor governo da vida dos maranhenses e nós, parlamentares que aqui estamos, devemos estar indicando, sugerindo, propondo e ajudando para que isto aconteça”. Dirigindo-se ao deputado Marcelo Tavares, Amorim enfatizou que o PDT não aceitará a ingerência de ninguém: “do PDT, cuidemos nós”. Ele esclareceu que para o seu partido, o governo atual reúne as melhores condições de fazer um grande governo pelo fácil acesso da governadora Roseana à presidência da República e ao ministro Edison Lobão (Minas e Energia), por ter a maior bancada de parlamentares na Câmara dos Deputados, por ter três representantes maranhenses no Senado Federal e a maioria dos parlamentares que a apóiam. Em tom de crítica dirigida a Marcelo Tavares, Carlos Amorim disse não ser necessário o deputado lançar farpas querendo antecipar o processo sucessório de 2014, pois o PDT não vai aceitar ser usado para dar visibilidade a alguém que quer apenas colocar o seu nome em discussão para 2014. “É tempo de trabalho, é tempo dos deputados darem uma resposta aos seus municípios”, argumentou. Ele também saiu em defesa dos seus colegas de bancada, lembrando que a deputada Graça Paz é uma veterana de terceiro mandato e merece respeito. Ainda dirigindo-se ao deputado Marcelo Tavares, Carlos Amorim disparou: “nós só queremos lhe respeitar, reconhecemos o seu valor e a sua importância. Agora, por gentileza, deixe de mão o PDT e cuide das questões do PSB. O senhor já lidera o PCdoB e o PPS, já é liderança demais, mas no PDT tudo somos nós”. ELEIÇÃO Sobre a eleição da Mesa Diretora, ele ressaltou que ao apoiar o deputado Ricardo Murad (PMDB) para a presidência, em momento algum a bancada do PDT condicionou o voto à liberação de emendas. Disse ainda que o deputado Ricardo Murad reunia grandes condições para exercer um bom trabalho como presidente da Assembleia, como vai, seguramente, exercer o deputado Arnaldo Melo. Por fim lançou um alerta a Marcelo Tavares: “nós nos mantivemos firmes e não recuamos. Nós respeitamos a decisão de Vossa Excelência que quer agora, como líder do seu bloco, desdenhar e fazer referências jocosas ao PDT, um partido histórico que já teve governador, já governou o município de São Luís e que tem prefeitos. Cuidado com sua postura. Não queime as pontes para o futuro que não está muito longe”.