Bira denuncia triste situação de grevistas em Açailândia

Da Assecom / Gab. do dep. Bira do Pindaré
16/02/2011 00h00 - Atualizado em 16/02/2011 15h51

Bira denuncia triste situação de grevistas em Açailândia

O deputado Bira do Pindaré (PT) utilizou o pequeno expediente, na manhã desta quarta-feira (16), para alertar a sociedade maranhense sobre a batalha travada pelos trabalhadores metalúrgicos no sul do Maranhão. Os funcionários das metalúrgicas Viena e Fergumar, do distrito industrial de Pequiá de Baixo, no município de Açailândia, estão em greve e reivindicam melhores condições de trabalho e aumento de salário. “Os trabalhadores e trabalhadoras travaram uma greve, nos últimos dias, que, talvez, se conclua hoje, reivindicando das siderúrgicas, Viena e Fergumar, direitos fundamentais como salários que reduzidos, como jornada de trabalho que estava sendo excessiva e como também a situação de moradia do povoado de Pequiá de Baixo. Fizeram uma greve, pouco se falou, pouco se ouviu, mas nós sabemos que as siderúrgicas de Ferro Gusa representam um dos vetores da economia maranhense, um dos grandes vetores da economia maranhense, que é a produção de ferro vinculada à extração de minério do grande Projeto Carajás”, denunciou o deputado. De acordo com Bira, aproximadamente 300 famílias da área estão em condições impróprias de moradia e não podem continuar vivendo nesta situação degradante. O deputado trouxe à Casa uma reflexão sobre a questão do ônus que esses grandes projetos deixaram para a sociedade maranhense. “Para cá já vieram o Grande Projeto Carajás, que está aí instalado sob o comando da Vale e não resolveu o problema. Para cá nós temos uma das maiores produtoras de alumínio, a Aumar, que também não resolveu o problema. Um dos maiores projetos de produção de grãos no Sul do Maranhão, o Pólo de Exportação de Soja, também não resolveu o problema. O segundo maior rebanho do Nordeste, de boi de corte, de gado também não resolveu o problema. Então, me parece que temos que fazer uma reflexão profunda sobre o modelo de desenvolvimento econômico instalado no nosso Estado.”, concluiu.