Marreca e Gil Cutrim defendem consórcios municipais

No programa Em Foco, da TV Assembleia, novos presidente e vice da Famem pretendem que prefeituras maranhenses atuem e resolvam problemas em parceria, além de estreitar laços com os órgãos públicos de controle externo.

Glaucio Ericeira
Agência Assembleia
19/02/2011 00h00 - Atualizado em 19/02/2011 12h20

Marreca e Gil Cutrim defendem consórcios municipais

Os prefeitos Júnior Marreca (Itapecuru-Mirim) e Gil Cutrim (São José de Ribamar), eleitos presidente e 1º vice-presidente, respectivamente, da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) para o biênio 2011/12, defenderam a formalização de consórcios públicos municiais com o objetivo de fazer com que as prefeituras maranhenses atuem em parceria, resolvendo problemas comuns, como é o caso do tratamento de resíduos sólidos. A criação dos consórcios, assim como a descentralização dos serviços oferecidos pela entidade, foram algumas diretrizes apresentadas pelos gestores durante entrevista concedida ao programa Em Foco, da TV Assembleia. “Não apenas no tratamento de resíduos sólidos, mas também nos setores do meio ambiente, saúde e educação. Os consórcios significam a união dos prefeitos em prol de resolver problemas que afligem as populações das cidades maranhenses”, explicou Marreca. De acordo com o presidente, o novo comando da Federação, além de lutar pelo fortalecimento do municipalismo, buscará estreitar ainda mais os laços com os governos estadual e federal como forma de fazer com que os pleitos das prefeituras sejam atendidos de forma mais rápida. “Trabalharemos para fazer uma Famem ainda mais forte. Para alcançar este objetivo, precisamos manter uma boa relação com o Estado e a União, mas sempre zelando pela austeridade e independência”. Júnior Marreca informou que pretende dinamizar os serviços da entidade, levando-os a todos os municípios, inclusive os mais distantes. “Absolvemos a sugestão do prefeito Gil e iremos fazer uma Famem itinerante. Estaremos em contato permanente com os colegas prefeitos, incentivando os mesmos a trabalharem unidos e trocando experiências exitosas. Gil Cutrim explicou que outra meta da nova direção da entidade é estreitar os laços dos prefeitos maranhenses com os órgãos públicos de controle externo. De acordo com o prefeito ribamarense, muitas das vezes, por conta da falta de assessoramento, alguns gestores municipais acabam enfrentando dificuldades.