Gardênia rebate declarações contra prefeitura da capital

Agência Assembleia
21/02/2011 00h00 - Atualizado em 22/02/2011 09h54

Gardênia rebate declarações contra prefeitura da capital

Com um discurso contundente, a deputada Gardênia Gonçalves (PSDB) saiu hoje (segunda-feira, 21) em defesa da administração do prefeito de São Luís, João Castelo Ribeiro Gonçalves (PSDB), alvo de críticas do deputado Roberto Costa (PMDB). Gardênia afirmou que o prefeito João Castelo tem feito um trabalho espartano para resolver parte dos problemas e conseguido, com êxito, resgatar a cidadania e a autoestima de crianças, homens e mulheres. Ela cita como exemplo uma vala aberta no bairro do Caratatiua por quase uma década e que o prefeito João Castelo, em apenas um ano, urbanizou e pavimentou, “O local está uma maravilha. A garotada passeando e brincando na avenida”. Segundo ela, a vala está podendo ser saneada com recursos do convênio com o Banco Mundial. A deputada também citou outras importantes obras em execução pela Prefeitura, dentre as quais o tratamento do canal do Portinho e a drenagem do canal do rio Gangan, que envolve toda a área do Turu. “Realmente são problemas crônicos nessa cidade”, ressaltou Gardênia. Mais um destaque foi a urbanização da avenida Santos Dumont, que ficou quase 30 anos abandonada, com esgoto a céu aberto, e que agora está pavimentada, iluminada e urbanizada; também a avenida Carlos Vasconcelos, inaugurada recentemente, e o Parque Vitória, cujas ruas estão sendo pavimentadas. “O saldo é bastante positivo, não há dúvida”, afirmou a parlamentar. Em outro ponto do discurso, Gardênia Castelo saiu em defesa do atendimento prestado pelo município de São Luís à população, notadamente pelo Socorrão II, alvo de críticas do deputado Roberto Costa. Segundo ela, depois que o prefeito João Castelo assumiu foi realizada a reforma da enfermaria do serviço de pediatria e a ampliação para 32 novos leitos. Destaque, também, no Socorrão II, para a inauguração do primeiro serviço de ressonância magnética em hospital público do Norte e Nordeste. ASFALTO Os problemas causados pelos buracos que se alastraram pela cidade, após o período de chuva, também foram esclarecidos pela deputada Gardênia Castelo, em aparte ao deputado Roberto Costa. Ela informou que a massa asfáltica de São Luís é antiga e realmente precisa ser recuperada, mas o maior problema é a ausência de drenagem profunda e superficial. Com relação à precariedade do saneamento, a deputada Gardênia Castelo culpa a Caema, afirmando que o órgão presta um “desserviço” à população. “A Caema, infelizmente, tem um trabalho permanente de destruir o que é feito e não fazer o que precisa ser feito. Nós sabemos que a ausência de saneamento básico é quase que total”, ressaltou. Na avaliação de Gardênia, os problemas de São Luís são crônicos de uma cidade que vai fazer 400 anos, que cresceu sem planejamento e que precisa realmente de um trabalho de quatro a seis mãos. “Não pode ser um trabalho só da Prefeitura de São Luís. Temos que ter um esforço concentrado e construir uma parceria administrativa que possa, de fato, dar um apoio maior e uma atenção que a cidade realmente merece e precisa”, ressaltou. Ela fez uma avaliação positiva da iniciativa da presidente Dilma Roussef (PT) que, segundo a parlamentar, vem dando uma demonstração importante de que é preciso enfrentar os problemas das grandes cidades. Gardênia destacou que São Luís, hoje, já tem mais de um milhão de habitantes e teve oportunidade de apresentar projetos importantes, como o que foi incluído no PAC 2 Mobilidade Urbana. O projeto trata de um rodoanel, um novo anel viário com 20 km de extensão, que passará por vários pontos de São Luís. Segundo Gardênia Castelo, trata-se de um projeto realmente de grande envergadura que só poderia ser realizado com a parceria do Governo Federal, dado o volume de recursos necessários. Ela disse ter a certeza de que a Prefeitura de São Luís, sem o apoio do Governo Federal, não teria condições de executar o projeto. “Se puder ter o apoio do Governo Estadual seria muito importante para resolver essa questão da mobilidade urbana que hoje aflige as grandes cidades”, esclareceu a parlamentar.